Mais de 4 mil árvores foram plantadas em Feira de Santana em 2018

17/12/2018, 16:9h |

Feira de Santana ganhou 4.252 novas árvores em 2018. Este é um dos dados do trabalho realizado pelo Departamento de Áreas Verdes, órgão da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp). O balanço de atividades, no qual constam todas as ações do setor, foi avaliado positivamente pelo secretário Justiniano França.

O Departamento é responsável pela manutenção de 451 espaços com áreas verdes, onde foram realizados, “com eficácia”, serviços de manutenção e conservação a fim de assegurar a qualidade do meio ambiente e proporcionar saúde e bem-estar à população.

De acordo com diretor do Departamento supracitado, Deodato Peixinho, a Secretaria de Serviços Públicos recebeu, este ano, 1.424 solicitações, sendo que 1.133 foram atendidas. “Temos 291 solicitações pendentes, que dizem respeito a pedidos incompatíveis, projetos, ajardinamentos e reformas”.

O serviço de podas também tem números significativos. “Este ano, a Prefeitura Municipal realizou 9.798 podas de manutenção em árvores, sendo 4.681 realizadas pela equipe do Departamento de Áreas Verdes e 5.117 via empresa terceirizada. Também foram feitas 11.470 podas ornamentais”.

Ele informou ainda que foram removidas 59 árvores pela SESP e 54 por meio de empresa terceirizada. Já árvores tombadas (caída) atingiram um total de 28.

Conforme Deodato, a coleta de produção de podas atingiu 1.380.000,00 quilos e a coleta de produção de limpeza de áreas verdes 3.673.000,00 quilos, totalizando 5.053.000,00 quilos. “Fizemos também o controle de formigas em 421 olheiros e o controle de erva de passarinho em 153 focos”.

Ele informou ainda que uma área de 4.750m² foi atendida com plantio de grama Esmeralda. Já a área de grama cortada foi de 3.336.820m². “E os serviços de capina e limpeza seletiva atingiram uma metragem de 1.214.395m²”.

Espaços com áreas verdes

Conforme o preposto da SESP, foram revitalizados os parques Frei Monteiro Sobrinho, Erivaldo Cerqueira e Parque Linear, além de mais 33 espaços de áreas verdes. “Também três espaços foram renovados e implantados 14 espaços de áreas verdes”, acrescentou.

Quanto à irrigação/molhação, o diretor do Departamento de Áreas Verdes informou que a cidade dispõe de 79 espaços com poços (46 ativos e 33 não ativos) e que mais 31 são irrigados por meio de carro pipa.

Projetos e programas

Deodato destacou que, atualmente, há nove projetos e cinco programas sendo executados pelo Departamento de Áreas Verdes. “Com relação a projetos, temos: Projeto Ponto Verde, Projeto Portal, Projeto Minha Praça, Jardim Botânico da Caatinga, BRT, Roda Viva, Irrigação na avenida Getúlio Vargas, Praça Socioambiental e Praça Interativa. E no que tange a programas: Kit Ponto Verde, Kit Móvel Molhação, Plante Vida, Adote um Jardim e Plano de Arborização Contínua”, disse.

Ele acrescentou que foram elaborados 27 projetos de praças. “Além disso, o Departamento de Áreas Verdes implantou oito parques infantis e montou seis kits ginástica”.

Eventos

Deodato Peixinho informou que 264 eventos (encontros, casamentos, aniversários, escolas, cultos, atividades físicas, etc.) de Feira de Santana foram cobertos pelo órgão com serviços de poda e limpeza.

Ele ressaltou que, este ano, o Parque Frei Monteiro recebeu 130 mil visitantes e foram agendados 33 eventos naquele espaço. Já o Parque Erivaldo Cerqueira foi visitado por 262 mil pessoas e teve 143 agendamentos de eventos.

No tocante a datas especiais, o preposto da SESP informou que o Parque Frei Monteiro recebeu na Semana Santa 3 mil visitantes, no Dia das Crianças 8 mil e no Dia das Mães 2,5 mil. “Por sua vez, foi registrado no Parque Erivaldo Cerqueira a visita de 2,5 mil pessoas durante a Semana Santana, 8 mil no Dia das Crianças e 3 mil no Dia das Mães”, findou.