Aposentados são os maiores leitores do acervo da Biblioteca Arnold Silva

13/12/2018, 8:39h | Foto: Abnner Kaique

Aposentados são maioria entre os leitores que regularmente tomam livros emprestados na Biblioteca Municipal Arnold Silva. O período de empréstimo é de sete dias, renovável por igual período. Os romances são os mais procurados.

O jornalista Sérgio Jones é um dos mais assíduos leitores, tendo como base o número de empréstimos registrados nos últimos anos. A sua matrícula é a 087. Já preencheu dois cartões e restam poucos espaços em branco no terceiro.

“Quem lê vê o mundo de maneira diferenciada”, diz jornalista

“O acervo da Biblioteca tem bons livros”, afirma o jornalista Sérgio Jones (foto), que semanalmente renova os empréstimos. Lê de tudo: dos romances aos livros de sociologia, passando pelos de história e os que fazem abordagem da política. “Quem lê vê o mundo de maneira diferenciada”.

Os leitores podem tomar até dois livros emprestados. Mas há exceções na regra e tem autorização especial. “Tem um senhor, que é aposentado, que nos pede até quatro livros”, diz Ana Paula Souza Simas, que trabalha na Biblioteca. “Ele lê todos”.

Analisa que os aposentados buscam preencher seu tempo disponível com leitura. “E o fazem muito bem”. Estudantes de escolas públicas e privadas também podem fazer empréstimos de livros paradidáticos, com as mesmas regras para os romances.

Atraso na devolução gera suspensão

O atraso gera suspensão. Ana Paula explica que para cada dia de atraso na entrega do volume, o leitor fica impossibilitado de novos empréstimos durante dois dias. Todas as pessoas podem se cadastrar. Para tanto, devem apresentar documento recente com fotografia.