Unamacs encerra o ano com saldo positivo de atividades realizadas

13/12/2018, 8:21h | Foto: Jorge Magalhães

A Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cidadania Sustentável (Unamacs) encerra o ano de 2018 com um total de vinte e seis cursos de extensão realizados; dezenove oficinas socioambientais promovidas e mais dezoito palestras; duas caminhadas ecológicas e três minicursos. Também esteve presente em seminários, workshop e congressos, o que resultou em vinte e sete participações ao longo do ano.

Além de Feira, as atividades da Unamacs contaram com as participações de outros municípios, como Conceição do Jacuípe, Santa Bárbara, Santanópolis, Santo Amaro, Salvador, Cruz das Almas, Santo Estêvão, Araci, Serrinha, Camaçari, Juazeiro da Bahia, São Gonçalo dos Campos, Senhor do Bonfim.

Primeira do norte e nordeste, Unamacs foi inaugurada em junho de 2017, por iniciativa do Governo Municipal. No Brasil, além de Feira de Feira de Santana, São Paulo (UMAPAZ) e Curitiba (UNILIVRE) têm instituições semelhantes.  

Gestora da Unamacs, Elizangela Lucena, lembra que o seu funcionamento não requer autorização do Ministério da Educação e nem estrutura administrativa e financeira como as instituições formais, e destaca que o modelo proposto “Educação para Sustentabilidade” vem sendo desenvolvido de forma significativa, através de informações e formações de conhecimentos teóricos e práticos.  

“Ao longo dos últimos dois anos, a Unamacs trabalhou na preservação ambiental e mudanças de atitudes diante das demandas socioambientais, disseminando de forma articulada a importância da responsabilidade compartilhada, envolvendo órgãos públicos, empresas, instituições de ensino, Ongs e sociedade civil na busca da mobilização permanente do conhecimento teórico-prático”, afirma destacando que “a missão está sendo cumprida com muito empenho e excelentes resultados”.