Prefeitura cria grupo que dará atenção aos acumuladores

12/12/2018, 8:35h |

Acumuladores de Feira de Santana receberão atenção especial do Grupo Intersetorial de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Acúmulo de Resíduos, Objetos e Animais, inclusive depósitos de materiais recicláveis. O decreto criando o grupo foi assinado pelo prefeito Colbert Filho e publicado dia 6 de dezembro no Diário Oficial Eletrônico.

Levou-se em consideração a grande quantidade de acumuladores no município, que eles necessitam de cuidados à saúde, que nem sempre tratam os animais adequadamente e que este comportamento gera problemas de natureza sanitária. O grupo será vinculado à Secretaria de Serviços Públicos.

Acumuladores são as pessoas que transformam suas casas em depósito juntando objetos que não precisam, lixo ou até grande número de  animais. O comportamento pode gerar prejuízos à saúde delas ou de vizinhos.

Considera-se situação de acúmulo a manutenção ou retenção de resíduos, objetos e animais, independente da espécie, em quantidade que dificulte a organização e manutenção da higiene e salubridade do ambiente, com potencial risco à saúde humana, a perturbação de sossego alheio e maus tratos aos animais, que pode estar ou não, associada a transtorno mental.

No próximo mês serão designados, por portaria, os membros que comporão o colegiado: da SESP, Saúde, Desenvolvimento Social, Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente, Fazenda, Desenvolvimento Urbano, Seprev. Cada uma indicará dois representantes. Caberá à Secretaria Municipal de Serviços Públicos, coordenar o Grupo.

A equipe fará, entre outras iniciativas, o levantamento e georreferenciamento de todos os casos de acumuladores em Feira de Santana, devendo assim criar e manter atualizado um banco de dados com cadastro de pessoas em situação de acúmulo; atender e acompanhar à saúde do acumulador, visando seu bem-estar físico, mental e social; auxílio ao acumulador na reintegração familiar e social.