11/12/2018, 18:20h |

A Secretaria Municipal de Saúde, diante da repercussão perante o público LGBTQ+ da matéria veiculada sobre casos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) diagnosticados em ação noturna pelo Programa Municipal, vem esclarecer que a iniciativa foi realizada com a população em geral, profissionais do sexo (homens e mulheres), travestis, transsexuais, gays e todos aqueles que demonstraram interesse em realizar o teste. A referida publicação não teve a intenção de causar prejuízos ao grupo, e sim fomentar ações de promoção a saúde pública que acontecem continuamente e incentivar a importância da realização de exames diagnósticos para o tratamento precoce de tais infecções.

O Município trata com muita responsabilidade as ações de promoção a saúde, entendendo a importância de intensificar e divulgar, tornando-as ainda mais acessíveis a comunidade. Só este mês, desde o inicio da Campanha Dezembro Vermelho, foram realizados 196 testes rápidos para IST’s, destes 15 deram reagentes, entre casos de sífilis e HIV, na população em geral. Ressaltamos que a prevenção, o diagnóstico e tratamento é para todos, independente da orientação sexual.

Em um mês de alusão ao combate a Aids, reiteramos que a falta de conhecimento sobre a doença ainda é um dos causadores do preconceito, mesmo após tantos avanços. Enquanto órgão de saúde pública, continuaremos trabalhando para alcançar o maior número de pessoas alertando sobre a importância da prevenção.