Projeto Acordes realiza sonho de aluna de aprender a tocar um instrumento

10/12/2018, 14:6h |

Um sonho realizado. Assim definiu Giovanna Santos Ferreira, aluna do 6º ano da Escola Municipal Ana Brandoa (Tomba) sobre a participação no Projeto Acordes. Há quatro anos, a iniciativa da empresa Belgo Bekaert Arames, realizada em parceria com a Prefeitura de Feira de Santana, oferece a alunos da Rede Municipal de Educação aulas de flauta doce e violino totalmente gratuitas.

Na última quinta-feira, 6, Giovana e dezenas de outros estudantes apresentaram números musicais durante o encerramento do projeto.

Giovanna (foto) participa do Acordes desde os oito anos. Hoje, aos 12, acredita que não consegue mais imaginar seu futuro sem a música. “Eu sempre quis aprender a tocar algum instrumento. Quando soube que teria aulas na minha escola, me inscrevi logo e decidi seguir a minha paixão. Preciso da música para me sentir realizada”, conta a adolescente que também integra a Orquestra Sinfônica Infantojuvenil do Programa Música na Escola e duas filarmônicas.

Participam do Projeto Acordes alunos das escolas municipais Ana Brandoa e Valdemira Alves Brito, ambas situadas no bairro Tomba. “A música colabora para a motivação dos estudantes em sala de aula, muitas vezes influencia o bom comportamento na escola e em casa também, melhora a autoestima e muitos alunos querem continuar mesmo depois de passarem para o Ensino Médio”, conta a diretora da Escola Ana Brandoa, Elizangela da Silva Ribeiro.

Projeto de Vida

O objetivo principal do Acordes é a musicalização dos alunos, visando os benefícios na aprendizagem, melhoria na concentração, disciplina e no contato social. “Temos estudantes que estão no projeto desde o início, alguns já tocam músicas em solo e deram continuidade ao estudo para além da escola. Acompanhamos muitos relatos de pais felizes com os resultados”, avalia Maria Rita Fonseca, representante da equipe do projeto.

“Vemos os benefícios na vida dos nossos filhos e até mesmo no nosso lar. O comportamento da minha filha melhorou muito em casa e nos estudos”, aponta Gilvan Dias da Silva (foto), pai de Moemi Sade Dias, de 9 anos.

O gerente das unidades Belgo Bekaert de Feira de Santana, Roberto Tavares (foto), comemorou o êxito do projeto. “A música nos transforma. Assistindo às apresentações, esqueci os problemas e estresses do dia. Tenho certeza que estes estudantes terão um futuro promissor se desejarem seguir este caminho”, acredita.

“A música tem um componente muito especial na formação de cada um, consegue transformar sim a vida de muitas pessoas e, na educação, temos visto resultados positivos com projetos como o Acordes”, comemora a professora Paula Soto (foto), chefe de gabinete da Secretaria Municipal Educação.