Plano gestor de 2019 das escolas municipais é entregue em encontro formativo

9/12/2018, 1:44h | Foto: Tarcilo Santana

Potencialidades e desafios de cada escola foram apontados a partir da troca de experiências entre gestoras das unidades de ensino da Rede Municipal de Educação, que traçaram em conjunto metas para o próximo ano letivo definidas no Plano Gestor. Todos os conhecimentos compartilhados foram divididos entre os Grupos de Trabalhos (GT’s), estabelecidos durante as formações para diretoras, promovidas mensalmente desde o início do ano letivo, e encerradas na manhã desta sexta-feira, 7. O encontro foi realizado no Museu Parque do Saber.

Atualmente, as escolas estão divididas em oito GT’s; cada um conta com uma ou duas gestoras mais experientes que mediam a atuação do grupo. O objetivo do encontro é proporcionar a troca de ideias entre estes e os profissionais mais recentes, visando facilitar a elaboração do Plano Gestor.

Neste último encontro, as mediadoras fizeram um balanço do aproveitamento de todo o ano. Os planos gestores foram entregues ao Grupo de Gestão e Mediação da Secretaria de Educação. Eles serão reavaliados e discutidos durante a Jornada Pedagógica de 2019, que acontece entre os dias 4 e 8 de fevereiro.

As discussões, tanto nas formações quanto nos encontros organizados pelas próprias diretoras, foram norteadas principalmente por três aspectos: administrativo, pedagógico e financeiro. Elaine Mercês, uma das mediadoras do seu GT e diretora da Escola Municipal Agrário de Oliveira Melo, do distrito de Ipuaçu, contou que uma das práticas pedagógicas de sua escola passadas às colegas durante os encontros foram as formações internas.

Buscar uma transformação a partir deles

Suzana Alves (foto), diretora da Escola Municipal Nossa Senhora das Candeias, do distrito de Humildes, relata que trabalhar com vistas para os resultados obtidos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2017 foi um ponto destacado durante os encontros de seu Grupo, do qual foi mediadora. “Temos que revê-los e buscar uma transformação a partir deles; buscar melhorá-los”.

A maioria das mediadoras destacou dois fatores em comum nas discussões dos grupos: apesar das diferenças estruturais de cada escola, os desafios constatados são semelhantes e os encontros colaboram para encontrar soluções coletivas, como as experiências de uma unidade escolar servem para ajudar nas outras.

Temos que nos reinventar

Em sua fala a secretária de Educação, Jayana Ribeiro (foto), reforçou a importância dos resultados obtidos pelos Grupos de Trabalhos. “Para os nossos alunos, tudo é novidade. Temos que nos reinventar para continuar passando a nossa mensagem de uma educação de qualidade. Precisamos sempre buscar oferecer o melhor com aquilo que dispusemos. E é isso que é possível ser alcançado com as trocas de proporcionadas nos encontros dos GTs”.