Feira desperta atenção da OMS com ações voltadas para idosos

6/12/2018, 8:28h |

As ações de inclusão social voltadas para os idosos, promovidas pelo Governo Municipal de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso), causaram impacto positivo e impressionaram pesquisadores do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). O reconhecimento pela qualidade dos serviços e, sobretudo, pelos resultados, foi ressaltado por dois pesquisadores durante visita ao Centro de Convivência para Idosos Dona Zazinha Cerqueira.

Durante a visita ao Dona Zazinha, coordenado por Tilda Brasileiro, os técnicos assistiram algumas das 15 oficinas que são desenvolvidas com os idosos. Dentre elas, as de dança e shows musicais, tão convidativas e contagiantes que até mesmo os pesquisadores do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS)/Universidade Federal de Viçosa (MG), Simone Martins e Wellington Rodrigues, não resistiram e foram para o salão de festas dançar.

Processo de constante evolução

Para o secretário de Desenvolvimento Social, Ildes Ferreira, a satisfação dos técnicos com os projetos desenvolvidos em Feira de Santana voltados para os idosos é gratificante. Ele considera que muitas ações já foram feitas e que muito mais ainda precisa ser promovido dentro de um processo de constante evolução da inclusão social com dignidade.

Alegria muito grande das pessoas envolvidas nestes projetos

A pesquisadora Simone Martins (foto) afirmou estar surpresa com o que está presenciando em Feira de Santana, especialmente no Dona Zazinha. “Que energia é esta? Viemos conhecer o que Feira de Santana está oferecendo à população e o que vemos aqui é uma alegria muito grande das pessoas envolvidas nestes projetos”, frisou.

A visita visa o mapeamento das seis cidades brasileiras - e única na Bahia - selecionadas que aderiram à estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa. “Pretendemos gerar subsídios para que o Ministério do Desenvolvimento Social possa compreender o processo de adesão em implantação da estratégia e apoiar os municípios para avançarem na certificação”, revelou.

A partir dos dados coletados, o MDS, conforme seus técnicos, pretende se preparar para dar melhor apoio técnico aos municípios, com a capacitação de gestores e emprego de metodologias.