Encerramento do Novembro Azul atrai mais de 150 pessoas ao Parque da Lagoa Erivaldo Cerqueira

3/12/2018, 15:47h |

A Campanha Novembro Azul, em alusão ao combate do câncer de próstata, foi encerrada neste domingo, 2, em Feira de Santana. Testes rápidos, aferição de pressão arterial, aferição de glicemia, e atividades como vôlei, baralho, dominó e exercício funcional atraíram mais de 150 pessoas ao Parque da Lagoa Erivaldo Cerqueira.

Roberto Neto (foto), 32 anos, esteve participando dos serviços oferecidos e avaliou positivamente. “É importante porque atinge muito mais pessoas. Que mais ações sejam feitas assim em campos e espaços livres. Estão de parabéns”, elogia.

Mais de 2 mil homens alcançados durante o mês

Durante todo o mês, as Unidades Básicas de Saúde estiveram intensificando o acesso ao público masculino. Foram mais de dois mil homens alcançados nas mais variadas atividades, como palestras, educação em saúde nas salas de espera, orientações em locais públicos e privados, atendimentos clínicos e de enfermagem, marcação e realização de exames diagnósticos.

“O novembro azul é um mês de intensificação a prevenção, mas durante todo o ano os homens podem procurar as unidades para solicitar exames e fazer o acompanhamento. Mesmo com o fim da campanha, os laboratórios conveniados ao SUS continuam a ofertar os exames, porém, agora, com demanda agendada”, informa a enfermeira referência em saúde do homem, Isabela Machado (foto).

Isabela ressalta que aqueles cujos resultados do PSA estiveram dentro da normalidade devem continuar a realiza-lo anualmente e os homens com idade inferior a recomendada para o PSA também precisam se cuidar. “É importante que essas pessoas realizem os exames de rotina, pratiquem atividade física e busquem manter uma alimentação saudável, evitando assim patologias crônicas”, afirma.