Comemoração e orgulho de estudantes da Escola Geraldo Dias com premiação dupla em festival

15/11/2018, 12:39h | Foto: Andreyse Porto

A emoção tomou conta da Escola Municipal Geraldo Dias de Souza, do distrito de Humildes, que conquistou o 1º lugar nas categorias vídeo e e-book. A unidade de ensino, que contou parte da biografia do patrono em suas produções para o “Feira Que Te Quero Ver”, vibrou e comemorou durante a divulgação dos resultados.

A história de Geraldo Dias de Souza, empreendedor do distrito que deixou um legado histórico e cultural, foi tema de pesquisa levantada pelos estudantes. Além do estudo, eles fizeram entrevistas na própria comunidade, que permitiram a produção dos textos e vídeos. Geraldo de Souza faleceu em 26 de fevereiro de 2013.

“Mudei para Feira de Santana ainda este ano e não fazia ideia da importância do patrono da minha escola para a comunidade”, relata o aluno do 8º ano, Darlan Cristian de Oliveira Araújo (foto). “Participei da produção nas duas categorias e foi muito interessante, uma experiência maravilhosa”, afirma.

Professor que já trabalhou com o homenageado destaca felicidade

A proximidade do patrono com a comunidade deu maior ênfase aos trabalho, principalmente pela participação do professor Reginaldo da Silva Santos (foto) que contou ter trabalhado com Geraldo de Souza. “A maioria dos professores da escola conhecia e tinha algum contato com ele, era uma pessoa que defendia diversos valores positivos como a solidariedade, educação e honestidade. Fiquei muito feliz de ter a oportunidade de dividir com os alunos uma trajetória tão bonita”, ressalta o professor.

Além do trabalho de pesquisa realizado para conhecer a vida do patrono, os alunos também relacionaram as informações com períodos históricos marcantes. “Eles se tornaram pesquisadores, foram atrás de fontes confiáveis, ouviram a mesma história através de diversas pessoas para garantirem a coerência. Ficamos muito felizes com o prêmio, mas, principalmente, pela participação em um projeto cuja proposta é tão importante”, destaca Reginaldo.