Ação de prevenção a diabetes atraiu mais de 500 pessoas nesta quarta

15/11/2018, 12:2h | Foto: Raylle Ketlly

Em prol do Dia Mundial de Diabetes, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu nesta quarta-feira, 14, a sexta edição do evento Feira de Olho no Diabetes. Com um público estimado em 500 pessoas, os mais variados serviços de saúde e atendimento com profissionais médico, endocrinologista, oftalmologista, odontólogo, nutricionista, psicólogo, assistente social, fisioterapeuta, entre outros, foram ofertados no Ginásio Municipal Joselito Amorim

De acordo com a coordenadora do Centro de Atendimento ao Diabético e Hipertenso (CADH), Andreia Silva (foto), o evento teve o objetivo de despertar a população sobre a importância de estar se cuidando para prevenir a doença e mostrar aos pacientes que é possível ter uma vida com qualidade, basta ter comprometimento com o tratamento e um bom controle da glicemia.

“A Federação Nacional de Diabetes informa que uma a cada duas pessoas tem diabetes e não sabe. Sendo que 90% das pessoas diabéticas possuem a doença do tipo 2, que é evitável com atividade física regular e alimentação saudável. É um número muito grande e estamos aqui para conscientizar sobre isso”, ressalta.

Maria aproveitou a oportunidade para atendimento médico

Maria Pereira (foto), 68 anos, tem diabetes há quatro anos. Ela ouviu falar sobre o evento no rádio e foi uma das primeiras a ser atendida. “Vim aferir a glicemia e já vou aproveitar para atendimento médico, pois eu fiz um exame de abdome total e acusou que meus rins estão desidratados, então eu quero entender melhor”, relata.

Quem também esteve presente foi Marina Coelho (foto), 69 anos, mais de seis anos com diabetes. Ela estava precisando de uma consulta com endocrinologista, soube do profissional no local ao aferir a glicemia. “A glicemia está um pouco alta, vou levar para ele avaliar. Meu médico já tinha solicitado que eu passasse por um endocrinologista, então vou aproveitar a oportunidade e fazer logo a consulta”, afirma.

O diabetes é uma doença multifatorial, uma síndrome metabólica onde o paciente tem um aumento elevado da glicose no sangue. “Geralmente o paciente tem grande perda de peso em pouco espaço de tempo, urina excessiva, sede excessiva, há situações que o paciente descobre porque tem uma lesão de difícil cicatrização ou vai percebendo dificuldade da visão”, informa Andreia Silva.

Em Feira de Santana o atendimento a esse público é assegurado pela Atenção Básica através das Unidades Básicas de Saúde e também pelo CADH, Centro especial voltado ao público, que atende pacientes com complicações em diabetes e hipertensão.