'Palanque of line', histórias da política local contadas com bom humor é lançado por Edson Borges e Rafael Velame

9/11/2018, 15:47h | Foto: Silvio Tito

Escrito a quatro mãos, “Palanque of line”, dos jornalistas Edson Borges e Rafael Velame, lançado na noite desta quinta-feira, 8, reúne 19 casos – e não causos - que têm como protagonistas políticos locais. A história de Zé Curuca, que comemorava antecipadamente, num trio elétrico, o triunfo eleitoral em 2012, até que foi informado que na lista de 21 nomes não constava o dele, abre o livro.

Foi uma noite de autógrafo das mais concorridas, numa das salas de eventos do Multiplace, e que contou com a presença de jornalistas, políticos e amigos da dupla. O livro, prefaciado pelo escritor feirense Danilo Ferreira, é, antes de tudo, uma obra cômica, linguagem direta, leitura leve e compromissada em informar e divertir – com peso maior para o segundo verbo transitivo.

“A política local tem muitos casos pitorescos, engraçados”, afirma Edson Borges, que é o secretário de Cultura, Esporte e Lazer do município. “O livro, com o objetivo de divertir, chega num momento no qual a política vem sendo debatida de maneira rancorosa, odiosa. E não deveria ser assim”. E o seu segundo livro. O primeiro foi “Orquestração contra o povo”.

Estreando como escritor, Rafael Velame tem mesma opinião de Edson Borges, quanto aos objetivos do livro. “O nosso objetivo foi fazer que as pessoas se divirtam quando ler as histórias. Não descarta que outras edições com o mesmo tema seja lançada. Histórias tem. “Mas pensamos a participação de um terceiro escritor neste projeto”. Não adiantou o nome.

O prefeito Colbert Filho disse que os jornalistas, experimentados, sabem enxergar e fazer as leituras das entrelinhas dos acontecimentos políticos da cidade. “Edson é excelente contador de casos e Velame tem conhecimento próprio e é mais provocativo. O resultado é uma obra boa de ser lida”.

O veterano jornalista José Carlos Teixeira destacou a riqueza do folclore político local. “É um livro com histórias deliciosas”. Enfatizou que conhecia algumas e muitas outras, não. Leu algumas delas ainda durante o evento, do qual participaram o ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho, Valdomiro Silva, Alcione Cedraz, Ângelo Almeida, Sérgio Carneiro, jornalistas, escritores, intelectuais.