Antigo ponto de descarte de lixo na Cidade Nova está sendo urbanizado

8/11/2018, 18:39h | Foto: Abnner Kaique

Cerca de 200 metros da avenida Universitária, à altura do CSU (Centro Social Urbano), na Cidade Nova, estão sendo urbanizados pela Prefeitura de Feira de Santana. Antes, o local era usado como ponto de descarte de lixo e outros refugos.

O serviço está sendo realizado por prepostos da SESP (Secretaria de Serviços Públicos), que delimitaram a área, que tem larguras variáveis, com mais de 200 pneus pintados de amarelo. No local já estão sendo plantadas as espécies gravatá e palma, ambas adaptadas ao clima do semiárido.

Os pneus foram recolhidos das ruas. Estes equipamentos descartados aleatoriamente são tidos como ambientes ideais para a reprodução do mosquito da espécie aedes aegypti, que, quando contaminados, transmite dengue, zika e chikungunya.

O espaço também vai ganhar cerca de 50 árvores de várias espécies, como pau-brasil, sibipiruna, oiti, chorona, todas com características de bom sombreamento. As mudas terão mais de um metro de altura, que favorece o seu desenvolvimento.

As árvores serão plantadas dentro de pneus, cujas estruturas as protegerão durante os seus processos de crescimento. A expectativa é de que o serviço termine ainda nesta semana.

A SESP já instalou outros espaços semelhantes na cidade: na entrada do Feira X, na Cidade Nova – próximo ao viaduto Miraldo Gomes, em frente à Vila Olímpica dos Amadora Edval Souza, entre outros locais. Em comum, todos eram usados como pontos de descarte de refugos.