Novembro Azul: Ação de saúde reúne 150 pessoas na Santa Mônica II

7/11/2018, 10:48h

Em alerta ao combate dos cânceres de mama e próstata, a Unidade de Saúde da Família da Santa Monica II realizou uma ação de impacto na manhã desta terça-feira, 6, em um campo de futebol do bairro. Cerca de 150 pessoas compareceram ao local. A comunidade teve acesso a variados serviços, entre esses a solicitação de exames e orientação quanto a prevenção das doenças.

De acordo com a enfermeira, Jéssica Fontes, os homens podem adquirir qualquer um dos cânceres, tanto o de mama, como o de próstata. “Da forma como a mulher faz o autoexame, o homem também precisa se tocar. Se nós não nos tocarmos, não temos como identificar se tem alguma coisa anormal”, informa.

Jéssica (foto) ainda ressalta que diferente do câncer de mama, onde o nódulo pode ser identificado a partir do toque com as mãos, o câncer de próstata requer inicialmente exames laboratoriais. “De início a gente solicita os exames de laboratório e PSA. Se ocorrer alguma alteração no resultado, esse paciente será encaminhado para acompanhamento do urologista e realização do toque. Caso o resultado laboratorial seja negativo, o homem deve continuar a realizar os exames anualmente”, ressalta.

"Bobagem do homen que não faz", diz Raimundo sobre exame de próstata

Raimundo de Souza (foto - camisa preta), 56 anos, esteve presente e já saiu com as solicitações em mãos. “Todos os anos faço os exames certinho. Tem que fazer, bobagem do homem que não faz, está se prejudicando”, relata.

Além do alerta para prevenção, outros serviços também foram oferecidos, como orientação nutricional, aferição de pressão e glicemia, testes rápidos, cortes de cabelo, design de barba, aula de dança e recreação para as crianças.



  •