Secretaria de Serviços Públicos implanta núcleo de coleta seletiva no Alto do Papagaio

6/11/2018, 18:51h | Foto: Washington Nery

Para promover uma melhor destinação do lixo produzido na cidade e a excessiva quantidade de material descartado, a Secretaria de Serviços Públicos deu início, na tarde desta terça-feira, 6, a implantação da coleta seletiva.

A medida aumenta a vida útil dos aterros sanitários, reduz custo com a disposição final do lixo, melhora a higiene da cidade, evita a contaminação do solo e das águas, reduz os focos de mosquitos, melhores a utilização dos recursos naturais, além de promover a geração de emprego e renda.

O Condomínio Reserva do Papagaio, no bairro Alto do Papagaio, foi o primeiro núcleo habitacional a aderir exitosamente a este programa de conscientização social em defesa do Meio Ambiente.

O material coletado será recolhido pela empresa responsável pela coleta do lixo toda a terça-feira. De acordo com o secretário Justiniano França, " o lixo será destinado a uma cooperativa de reciclagem conveniada com a Prefeitura".

A casa do lixo

O condomínio conta com 210 unidades habitacionais, e uma população estimada em oito mil pessoas. Para facilitar a coleta, os moradores estão construindo um depósito entre as áreas interna e externa, a que estão chamando de " a casa do lixo ", que segundo o síndico Marconi Silva, estará pronta até o final do ano.

"Progressivamente, a medida será estendida por outros condomínios da cidade, e pretendemos atuar ativamente aonde houver demanda", pontuou o prefeito Colbert Martins Filho.

O gestor determinou à Secretaria do Meio Ambiente do Município que regularize, em caráter de urgência, a Lei que criou o IPTU Ambiental, ou IPTU Verde, como a medida se popularizou.

"Esta Lei estimula a sociedade a zelar pelo Meio Ambiente, e premia os proprietários de imóveis que aderir ao projeto, através da redução no valor da taxa anual do imposto", disse.