II Festival Música na Escola conta com mais que o dobro de alunos este ano

25/10/2018, 10:32h |

O II Festival Música na Escola traz para o palco da Praça Padre Ovídio - a Praça da Matriz - este ano mais que o dobro de alunos que participaram da primeira edição em 2017. Serão aproximadamente 2.500 crianças e adolescentes contagiando todo o ambiente com muita música em diversas modalidades: corais, instrumental e ainda nas apresentações das fanfarras que vêm dos distritos e pela Orquestra Sinfônica Infantojuvenil Princesa do Sertão. O festival acontece esta quinta-feira, 25, das 14h às 19h. 

No primeiro horário, acontecem as apresentações das crianças da Educação Infantil e, logo em seguida, alunos do Ensino Fundamental I e II; às 18h, dos jovens e adultos que frequentam aulas no turno da noite; participam estudantes de 66 instituições de ensino da Rede Municipal de Educação. No ano passado, aproximadamente 1200 alunos se apresentaram ao público que é composto por familiares, professores e as pessoas que param para assistir aos números.

O evento é uma mostra dos talentos revelados pelo programa Música na Escola e compreende todas as suas modalidades; reúne apresentações das crianças dos CMEI’s – Centros Municipais de Educação Infantil; as fanfarras (Música em Ação); os corais (Cantando na Escola); os grupos de alunos que tocam instrumentos específicos como violão, acordeom, teclado (Instrumenta); e finalmente a Orquestra Sinfônica Infantojuvenil Princesa do Sertão. 

Além de apresentar a música aos alunos, o programa Música na Escola busca, a partir dela, incentivar o seu desenvolvimento, o gosto pela arte e a valorização da autoestima. Para participar do programa, eles devem cumprir algumas exigências, a exemplo de manter frequência regular nas aulas e atingir determinado rendimento. Essa fusão tem sido fundamental para transformar os espaços de aprendizagem e melhorar o comportamento dos alunos.