Gestores da Rede Municipal discutem elaboração do plano gestor das escolas para 2019

20/10/2018, 11:19h |

Os Grupos de Trabalho responsáveis pela elaboração do plano gestor das escolas da Rede Municipal de Educação de Feira de Santana para 2019 trocaram relatos sobre suas experiências nesse processo. O encontro aconteceu nesta quarta-feira, 17, no teatro do Centro de Cultura Maestro Miro.

Esses grupos são formados por gestores de escolas municipais. Atualmente, as instituições de ensino estão divididas em oito GT´s; cada um conta com uma ou duas profissionais mediadoras mais experientes. O objetivo do encontro é proporcionar a troca de ideias entre estes e os gestores mais jovens  para facilitar a elaboração do plano.

Tornar o processo menos individual

Uma vez finalizado, o plano entra em vigor em 2019; ele é válido por quatro anos, mas pode ter suas metas e objetivos revisados anualmente. “Todas as escolas devem ter seu plano gestor específico, mas aqui tornamos o processo menos individual. Buscamos proporcionar a troca de experiências; dar sugestões e falar sobre as dificuldades encontradas”, explica Alexsandra Soares, do Grupo de Gestão e Mediação da Secretaria Municipal de Educação.

No mesmo encontro, ela, Rosana Falcão e Geórgia Kaline Matos – também professoras do Grupo de Gestão e Mediação da Seduc – falaram sobre as influências da Lei de Diretrizes e Bases da Educação e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na prática escolar.