Intervenção social e saúde chegam a travestis e transexuais em situação de prostituição

19/10/2018, 10:7h |

Travestis e transexuais em situação de prostituição nas ruas de Feira de Santana passam a ganhar atenção especial do Governo Municipal. Na noite desta sexta-feira, 19, a partir das 21hs, as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social (Sedeso) e de Saúde (SMS) promovem uma Ação de Intervenção Social e Saúde voltada exclusivamente para este público.

O chefe da Divisão de Promoção dos Direitos das Minorias, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso), Fábio Ribeiro, ressalta a importância desta iniciativa. “Considerando as adversidades que envolvem o público das travestis e transexuais em situação de prostituição, circunstâncias que as expõem a uma série de vulnerabilidades, propomos uma ação conjunta para realizar visitas às travestis que exercem o trabalho nas ruas, objetivando realizar um diagnóstico social das principais necessidades desse público”, frisou.

Para desenvolver a ação, além da Divisão de Promoção dos Direitos das Minorias, a Sedeso também está mobilizando a Divisão de Proteção Especial, por meio do Centro Pop, e o Serviço de Abordagem de Rua.

Simultâneo ao levantamento das principais necessidades de travestis e transexuais, que será desenvolvido pela Sedeso, o Consultório de Rua da Secretaria Municipal de Saúde também vai oferecer serviços de saúde que diminuam a exposição destas pessoas às diversas doenças as quais ficam expostas.

Durante a ação a equipe multidisciplinar da Sedeso dará total suporte às questões sociais, verificando a necessidade de auxílio para encaminhamento visando o acesso a documentos pessoais, inclusão em programas sociais e também alteração do nome social. Já na área de saúde, promover os serviços de prevenção as DST/HIV/AIDS, testes rápidos de identificação de HIV, sífilis e hepatites, aferição de pressão dentre outros.