Professora do Programa Arte de Viver é homenageada com Comenda Maria Quitéria

15/10/2018, 18:21h | Foto: Brena Maynart

A musicista e professora do Programa Arte de Viver, Juscélia Figueiredo da Silva, conhecida como Celiah Zaiin, foi homenageada com a Comenda Maria Quitéria pela Câmara Municipal de Feira de Santana, na última quarta-feira, 10. A iniciativa foi resultado de um decreto legislativo do vereador Luiz Augusto de Jesus, o Lulinha.

O presidente do legislativo feirense, José Carneiro Rocha, conduziu a sessão compondo a Mesa de Honra ao lado de Paulo Aquino, secretário Municipal de Governo; do Magnífico Reitor da Uefs, professor Evandro do Nascimento Silva; do senhor José Olegário Teles da Silva, pai da homenageada e da homenageada.  A solenidade foi prestigiada por vereadores, familiares e amigos de Celiah Zaiin.

Sobre a homenageada

Celiah nasceu no dia 16 de fevereiro de 1970 neste município. É filha da senhora Julieta Figueirêdo da Silva e do senhor José Olegário Teles da Silva e tem como irmãos o senhor José Júlio Figueirêdo da Silva e as senhoras Julieta Jovem Figueirêdo da Silva, Joselina Áurea Figueirêdo da Silva, Joélia Joel Figueirêdo da Silva e Jucélia Magna Figueirêdo da Silva.

É licenciada em Música pela Universidade Federal da Bahia (1996), além de possuir o magistério pelo Instituto de Educação Gastão Guimarães (1988), a conclusão do curso de Teoria e Percepção Musical pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1985 a 1988), entre outros. Também possui certificados como orientadora da área de canto coral e coordenadora do projeto “Cantando na Escola” (2014) e ministra da oficina de canto/coral do Centro de Cultura Maestro Miro.

Desde 2012 Celiah passou a entoar o “Hino à Feira”, o “Hino Nacional” e o “Hino ao 2 de Julho” vestida de Maria Quitéria, à pedido da diretora do Departamento de Turismo, Graça Cordeiro, para atender aos eventos turísticos da Secretaria de Trabalho,Turismo e Desenvolvimento Econômico. Na área da educação e formação de novos músicos, Celiah Zaiin fundou os corais de crianças e adolescentes dos distritos dentro do programa Peti Cultural, da Secretaria de Desenvolvimento Social. Fundou o projeto Cantando na Escola, da Secretaria de Educação e o Coral Seduc.

Características semelhantes a heroína Maria Quitéria

O vereador Lulinha destacou as semelhanças entre a homenageada e a heroína Maria Quitéria. “Trata-se de uma pessoa com características semelhantes as da heroína que lutou na guerra da Independência da Bahia, tais como lutadora, dinâmica e batalhadora. Não podendo esquecer que no ano de 2015 tivemos o orgulho de homenageá-la também com a Comenda Godofredo Rebello de Figueiredo Filho. Parabéns amiga! Tenho a convicção de que suas atribuições não estão de acordo com quaisquer críticas em seu desfavor seja como ser humano ou profissional”, elogiou.

Sugerir criação da Comenda Maria Quitéria em todas as câmaras municipais da Bahia

Célia Zaiin se referiu a Maria Quitéria como “a mulher que viu na guerra uma oportunidade de vida”. E revelou que o seu objetivo é que essa comenda seja levada para outros municípios. "Me comprometi em visitar todas as Câmaras Municipais da Bahia e depois do Brasil, para que se instale a comenda Maria Quitéria. É necessário lutar pela preservação da nossa história”, afirmou.