Brincadeiras e massagem shantala promovem bem-estar para bebês e crianças no Campo Limpo

11/10/2018, 18:38h | Foto: Raylle Ketlly

Pintura no rosto, cama elástica, massagem shantala e brincadeiras fizeram parte das atividades lúdicas referente ao Dia das Crianças comemorado antecipadamente nesta quinta-feira, 11, na Unidade de Saúde da Família do Campo Limpo I, V e VI.

Na parte externa da unidade a agitação entre as crianças era intensa, de olhos vendados elas tinham o desafio de colar um rabo no desenho de um cavalo. Atividade esta que gerou muitas risadas e bastante diversão. “Acreditamos que quando promovemos alegria, melhoramos o corpo inteiro e isso é saúde. Hoje nos mobilizamos nesse intuito em presenteá-las com um dia feliz dentro da própria comunidade”, ressalta a enfermeira Danielle Almeida (foto).

Mães aprenderam a fazer massagem que relaxa bebês

Enquanto as crianças maiores se divertiam no pátio da unidade, os bebês curtiam uma sessão de relaxamento com massagem shantala, ao som de uma música suave. “Essa massagem promove relaxamento e a música provoca intencionalmente isso, além de trabalhar a afetividade da criança com a pessoa que está massageando, melhora o funcionamento gastrointestinal, a respiração e consciência corporal do bebê”, explica a fisioterapeuta do NASF, Cleidiane de Almeida (foto).

Momento descrito como aprendizado importante para a mamãe Cintia Sampaio (foto), acompanhada na unidade desde o pré-natal e agora com a pequena Maria Valentina de três meses de vida. “Aprendi a técnica e vou fazer a massagem em minha filha todos os dias, pois descobri que pode também aliviar as dores e mal-estar provocado pelas gases”, afirma.