Workshop marca aniversário de 14 anos do SAMU de Feira de Santana

25/9/2018, 17:34h | Foto: Raylle Ketlly

O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Feira de Santana está completando 14 anos e para comemorar um Workshop de Reanimação Cardiorrespiratória (RCP) será realizado na próxima quinta-feira, 27, às 14h30, no Teatro Maestro Miro.

A programação contará com apresentação do Coral Música nas Escolas, mesa de abertura e hino a Feira de Santana, apresentação dos resultados do Projeto de Capacitação em Primeiros Socorros para a comunidade “SAMU-192 mais perto de você” e Workshop.

O evento é aberto para a comunidade e envolverá estudantes, professores, agentes comunitários de saúde e profissionais na realização de compressões torácicas, numa simulação de reanimação a um paciente.

Implantado em 27 de setembro de 2004, o Samu de Feira tem atividades com abrangência Regional com bases descentralizadas nos municípios de Conceição do Jacuípe, Irará e Santo Estevão. Dentro de Feira de Santana, o órgão possui a base na sede do Ponto Central e uma descentralizada inaugurada recentemente na Avenida Getúlio Vargas.

O serviço atua de acordo com princípios e diretrizes do SUS (Sistema Único de Saúde), garantindo ao usuário fácil acesso as urgências através de ligações gratuitas pelo número 192.

Atualmente, o órgão possui duas Unidades de Suporte Avançado de Vida (USA) - uma em Feira e outra em Conceição do Jacuípe, nove Unidades de Suporte Básico de Vida (USB) - sendo sete em Feira e outras duas em Irará e Santo Estevão, e uma motolância fornecendo apoio nas ocorrências.