Festival da Escola Geraldo Dias democratiza acesso ao esporte

25/9/2018, 10:19h | Foto: Andreyse Porto

Inverter a lógica das olimpíadas estudantis comuns e envolver o máximo possível de estudantes. Este é o principal objetivo do Festival da Cultura Corporal, promovido pela Escola Municipal Geraldo Dias de Souza, do distrito de Humildes, e que chega à sua terceira edição este ano. O evento acontece concomitantemente ao primeiro Festival de Artes da escola. As atividades foram iniciadas foram encenrradas no sábado, 22.

Segundo o professor Edson do Espírito Santo, que atua na área de Educação Física e é o idealizador do projeto, o objetivo foi fazer com que cada aluno participasse de pelo menos uma atividade durante o festival.

Objetos de conhecimento

“Se temos um aluno que não gosta de esportes, ele pode se sentir contemplado na oficina de dança, de jogos populares ou capoeira. Queremos fazer dessas ramificações da cultura corporal objetos de conhecimento”, incentiva.

Além das competições esportivas nas modalidades de futsal, handebol, baleado, voleibol, corfebol - esporte semelhante ao basquetebol que reúne homens e mulheres na composição das equipes – foram realizadas oficinas de artesanato, dança, lutas, jogos populares, fundamentos da luta e capoeira, entre outras.

Silas optou pela oficina de fundamentos da luta

Silas Ferreira, aluno do 6º ano, é um dos estudantes contemplados pela proposta inclusiva do evento. Ele diz não gostar de esportes coletivos e por isso decidiu participar da oficina de fundamentos da luta. “Achei interessante. Quis participar também para aprender a me defender”, conta.

Valorizar a participação

Para Jaceli Cerqueira, diretora da Geraldo Dias, os festivais são um diferencial para a escola. “Conseguimos atingir esses quase 500 estudantes. Aqui não valorizamos a vitória, e sim a participação, sem nunca perder de vista o lado pedagógico. São trabalhados valores; aplicadas penalidades por determinadas condutas, assim como no esporte, entre outros fatores”, pontua.

Neste ano, o Festival da Cultura Corporal teve como tema a cultura dos povos indígenas. A abertura do evento contou com a participação de duas mulheres do povo Tumbalalá, que esclareceram pontos, descontruíram preconceitos e estereótipos acerca de aspectos de sua cultura, além de pintarem com carvão os corpos dos alunos.

No sábado, 22, as atividades foram encerradas com a realização do III Desafio de Atletismo de Humildes. Participaram estudantes das escolas municipais João Duarte Guimarães, Maria do Carmo Góes e Antônio Brandão de Souza; e também do Colégio Estadual Padre Henrique Alves Borges. O evento foi aberto para estudantes e para a comunidade local.