Exército abre as portas para estudantes plantarem mudas, em comemoração ao Dia da Árvore

21/9/2018, 17:24h | Foto: Jorge Magalhães

Uma solenidade no 35º Batalhão de Infantaria marcou as comemorações pelo Dia da Árvore, em Feira de Santana, nesta sexta-feira, 21. Alunos das escolas municipais Eurides Franco de Lacerda, localizada na Conceição I, e Celso Ribeiro Daltro, na Queimadinha, participaram do evento.

A apresentação da banda militar interpretando “Canção do Expedicionário”, alusiva a Força Expedicionária Brasileira, que atuou na II Guerra Mundial, abriu a formação, que foi conduzida pelo tenente coronel Janilson Campos Teixeira, comandante do 35º BI. O evento foi realizado em parceria das secretarias municipais do Meio Ambiente e Recursos Naturais e de Educação.

Convivência harmoniosa com o meio ambiente

“A convivência harmoniosa com o meio ambiente é nossa preocupação constante. Esse é um tema de relevância não apenas para a geração atual, principalmente para as gerações futuras. Qualquer iniciativa que envolve a preservação do ambiente pode contar com a Sentinela do Sertão. Estaremos sempre juntos”, afirmou o comandante.

O secretário de Meio Ambiente, Arcênio Oliveira, ressaltou as atividades alusivas à data, desenvolvidas pelo órgão municipal, durante a semana, pontuando que o objetivo é fortalecer o trabalho que já é desenvolvido, através do Departamento de Educação Ambiental, em conscientizar a população em preservar o meio ambiente e não cometer agressões.

Sem árvores não existiria vida

“As árvores ajudam para que a biodiversidade do planeta exista. Sem elas não existiria vida. Além de produzir frutos, extrato para medicamentos e resina, despoluem o ar e absorvem o gás carbônico transformando-o em oxigênio. Também fornecem sombra e ajudam a manter os microorganismos no solo e facilitam a infiltração da água da chuva para o lençol freático”, afirmou o chefe do Departamento de Educação Ambiental, João Dias, acrescentando o toque de beleza nas paisagens naturais e até mesmo nas cidades.

Alunos plantaram muda de "Pata de Vaca", árvore medicinal

Após a solenidade de abertura, os estudantes foram convidados a realizar o plantio de algumas mudas na praça da Vila de Sargentos. Planta medicinal, a “Pata de Vaca” foi plantada pelos alunos Paloma Lopes, 4º ano, e Erick Silva, 3º, da Escola Celso Ribeiro Daltro. Acompanharam a professora Odete Escolástico do Nascimento e a sargento Laiane Almeida.

O diretor do Departamento de Educação Ambiental, Hiram Freire, também esteve presente nas comemorações pelo Dia da Árvore, onde salientou a importância da parceria com o 35º. As comemorações pelo Dia da Árvore tiveram início na quarta-feira, 19, também no 35º BI, quando alunos da Escola Municipal Regina Vital, situada na Mangabeira, assistiram um vídeo educativo e participaram do plantio de mudas. A atividade prosseguiu na quinta-feira, 20, no distrito Governado João Durval Carneiro (antigo Ipuaçu), com a participação de alunos da localidade.