Ações educativas e palestras da Semana Nacional de Trânsito alcançam mais de 1.200 pessoas

20/9/2018, 17:17h | Foto: Juliana Vital

Mais de 1200 pessoas entre crianças e jovens devem passar por palestras e ações educativas durante os dias de atividades da Semana Nacional do Trânsito de Feira de Santana, no estande montado pela Superintendência Municipal de Trânsito-SMT, que segue até está sexta-feira, 21.

"O nosso trabalho tem sido Levar o conhecimento e reflexões para os jovens fazerem as escolhas corretas. E para as crianças o conteúdo já trabalha na formação e educação de futuros condutores de forma ludica e bastante pedagógica", comenta a agente de trânsito e integrante do núcleo de educação para o trânsito da SMT, Mayana Barreto.

Sete agentes trabalham diretamente nas ações educativas. Além de toda a equipe de apoio a este trabalho, envolvendo os 117 agentes ativos na SMT.

Para Maria Lúcia de Carvalho vice diretora da escola Municipal Dr. Nilton Bellas Vieira, para prevenir nada melhor do que ter consciência cidadã sobre o trânsito. "Assim eles se tornarão adultos responsáveis, serão multiplicadores das informações aqui ensinadas para suas famílias e comunidade", reflete.

Blitz Educativa

As blitzes educativas estão sendo realizadas dentro da Semana Nacional do Trânsito, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal e a Guarda Municipal, proporcionando momentos de conscientização focando os motociclistas, considerada a maior frota do interior da Bahia e uma das maiores do Nordeste. De acordo com os dados do Serviço de Atendimento móvel (Samu) de Feira são atendidos todos os dias pelo menos 6 casos de acidentes envolvendo motocicletas.

Para o Agente de Trânsito Wellington Santana a imprudência dos motociclistas e a falta de habilidade são os principais fatores causadores de acidentes. "Também não utilizar vestimenta adequada. Isso evita gravidade no possível acidente. Este trabalho propõe educar os condutores não somente durante a Semana Nacional, mas rotineiramente para melhorar a sua conduta no trânsito e proporcionar segurança a todos", afirma.

Frota flutuante de mais de 30 mil veículos

Atualmente em Feira de Santana existe uma frota flutuante que supera 30 mil veículos. 104 mil somente de motocicletas. Por ser um grande polo comercial e de serviço, mais de 1.100 veículos transportes de outras cidades circulam por Feira de Santana diariamente, de acordo com a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito.

Com um fluxo de veículos cada dia maior, ao promover essas interações, a cidade gera melhor qualidade de vida e um trânsito mais seguro e organizado.