Oficina de samba-de-roda estimula idosos do centro Dona Zazinha

13/9/2018, 9:33h | Foto: Jorge Magalhães

Pessoas na terceira idade assistidas pelo Centro de Convivência para Idosos Dona Zazinha Cerqueira, equipamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso), deixam o sedentarismo de lado e passam a levar a vida com rotina mais agitada. E toda a disposição está sendo estimulada pela oficina de samba-de-roda, fazendo o público sacudir o esqueleto, suar a camisa e mostrar que ainda tem gingado, além de muita experiência de vida.

A oficina de samba-de-roda, coordenada pelo músico Zé das Congas, é muito mais que apenas dança de um ritmo enraizado na cultura regional. Também motiva os idosos a cantarem e aprenderem a tocar instrumentos de percussão, estimulando talentos.

Idosos estão sempre motivados

O samba, sem dúvida alguma, é uma das atividades mais disputada no Centro Dona Zazinha. E também a que menos tem ausência. “Os idosos estão sempre motivados a participar destas atividades. E os resultados são sempre surpreendentes, acabando com o sedentarismo”, frisa a coordenadora do equipamento público municipal, Tilda Brasileiro.

Além do samba, no equipamento da Sedeso também são desenvolvidas diversas outras atividades que colocam os idosos num ritmo de vida bem mais ativo. Dentre eles, ginástica, oficina de memória, cuidados com a beleza, festividades, pintura em tecido, crochê e tricô e muitas outras ações.