Cadastro e atualização de dados do Bolsa Família já são realizados em quatro CRAS

12/9/2018, 10:28h | Foto: Abnner Kaique

Os serviços de cadastro e atualização de dados para o programa Bolsa Família já estão sendo realizados em quatro Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) em Feira de Santana. A iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso) visa proporcionar mais agilidade e conforto aos beneficiários do programa, evitando o deslocamento dos interessados à Central, no centro da cidade.

A descentralização foi iniciada pelo CRAS Rua Nova e, agora, a partir desta semana, passou a funcionar também nos CRAS dos bairros Santo Antônio dos Prazeres, Mangabeira e Jardim Acácia/Fraternidade. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira.

Ampliar a descentralização

O secretário de Desenvolvimento Social, Ildes Ferreira (foto), ressaltou a pretensão de ampliar a descentralização dos serviços do Bolsa Família levando o atendimento ao todos os 15 CRAS existentes na cidade, até final deste ano. “É uma iniciativa fundamental e que tem dado bons resultados pois as pessoas não necessitarão mais ir à Central do Bolsa Família. Com isso, evita-se o deslocamento desnecessário dos bairros”, afirmou.

Ildes Ferreira anunciou ainda que já no próximo mês o atendimento do Bolsa Família passará a ser realizado me outros três CRAS da rede de Feira de Santana. “Nossa meta é instalar em mais três, mas ainda não definimos quais serão contemplados em outubro”, destacou.

Beneficiário do Bolsa Família aprova descentralização do serviço

Beneficiários do programa social Bolsa Família comemoram a descentralização no atendimento. Em quatro bairros, a comunidade não precisa mais se deslocar até a Central para realizar cadastro ou atualização de dados: basta se dirigir à unidade do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) da própria localidade, onde os serviços já são totalmente desenvolvidos.

O atendimento descentralizado já está sendo realizado nos CRAS dos bairros Rua Nova, Santo Antônio dos Prazeres, Mangabeira e Jardim Acácia/Fraternidade. E, até o próximo mês, chega em mais três, seguindo um ciclo até completar todos os 15 Centros de Referência em Assistência Social de cobertura da cidade.

Sai para resolver e volta rapidinho

Para quem necessita dos benefícios do programa social, a iniciativa foi bem recebida. “Está sendo ótimo porque as vezes temos que resolver alguma pendência do Bolsa Família e não temos com quem deixar os filhos. Agora perto de casa a gente sai para resolver e volta rapidinho”, afirmou Margarida Souza da Silva (foto), ao se dirigir ao CRAS Santo Antônio dos Prazeres.

Facilitando bastante o acesso

A mesma satisfação é de Lucineide Chaves de Lima (foto), que foi ao CRAS Santo Antônio dos Prazeres atualizar o cadastro. “Está facilitando bastante o acesso, sem falar que aqui o atendimento é para quem mora na comunidade, o que reduz o tempo de atendimento”, destacou.

Trinta senhas diárias

A coordenadora do CRAS Santo Antônio dos Prazeres, Ivanete Rios (foto), ressaltou que o atendimento ao público está sendo realizado diariamente, das 8h às 13h. Para tanto foi disponibilizada uma sala especialmente para o serviço, com distribuição de 30 senhas diárias, além de agendamento para dia seguinte.