Fisioterapeutas e educadores físicos do NASF aprendem técnicas de primeiros socorros

11/9/2018, 11:48h |

Traumas, convulsões, desmaios, quedas são algumas ocorrências que podem acontecer durante a realização de atividades físicas. Para que os profissionais do NASF saibam agir diante dessas situações, a Atenção Básica, em parceria com o Corpo de Bombeiros, ministrou técnicas de Suporte Básico de Vida e Reanimação Cardiopulmonar (RCP), nesta segunda-feira, 10.

O evento aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde e teve como palestrante a soldado do Corpo de Bombeiros, Jéssyka Cerqueira. De acordo com a profissional “se a vítima não responde a estímulos, de imediato temos que verificar os movimentos respiratórios e também checar o pulso para confirmar os sinais vitais”, explica.

Tornar o trajeto mais rápido

Em casos como esse, a palestrante também orienta ligar para o SAMU e passar as informações de forma precisa sobre o estado do paciente. “A informação correta dos pontos de referência pode tornar o trajeto da equipe mais rápido”, afirma Jéssyka Cerqueira (foto).

Garantir uma assistência melhor

“Essa capacitação é importante para deixar os profissionais preparados para qualquer situação durante as práticas, e que possam aplicar os primeiros socorros para garantir uma assistência melhor ao usuário até a chegada do socorro médico”, explica a referência técnica das equipes NASF, Jamiley Dias (foto).