SMTT faz vistoria preventiva nas plataformas de acessibilidade aos ônibus durante Expofeira 2018

9/9/2018, 17:2h |

Visando garantir preventivamente a segurança do usuário que utiliza o serviço de transporte coletivo urbano para ter acesso à 43º Exposição Agropecuária de Feira de Santana, a Expofeira 2018, a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) montou esquema de fiscalização diário para vistoria da frota de cem ônibus que operam especialmente durante o evento.

Nas inspeções interna e externa do veículo os fiscais da SMTT checaram o funcionamento do sistema eletro-hidráulico das plataformas elevatórias (elevadores) independentes para acessibilidade aos ônibus, tecnologia fundamental que proporciona qualidade, segurança e conforto durante a oferta do serviço às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Atenção redobrada

“Tivemos atenção redobrada preventiva para este item que melhora a qualidade de embarque de pessoas com necessidades especiais, neste caso, o usuário, reduzindo ainda o tempo de embarque”, explica o secretário Saulo Figueiredo.

A fiscalização da SMTT também inspecionou, no interior dos ônibus, a área reservada para cadeira de rodas ou acompanhada de cão-guia com todos os dispositivos de segurança (encosto, cintos de três pontos e travas), bem como os assentos preferenciais para gestantes, pessoas com sobrepeso, bebês ou crianças de colo e idosos.

Durante a soltura nas garagens, câmeras de segurança, estado de conservação dos pneus, vidros e lentes, tacógrafos, janelas de emergência, suspensão, parte elétrica, motor, catracas mecânicas, validadores eletrônicos, instrumentos no painel e extintores estiveram entre os demais itens vistoriados.

Até a manhã de hoje (domingo, 9) mais de 15 mil pessoas utilizaram a estação especial para embarque e desembarque de passageiros montada pela SMTT no interior do Parque João Martins da Silva - especificamente na ala sul, ao lado do parque de diversões.

Destaque em acessibilidade

Comparando dados do IBGE, o Sistema Integrado de Transporte (SIT) de Feira de Santana é destaque entre os 5.570 municípios brasileiros do país e também entre apenas cinco cidades baianas que possui toda a frota de ônibus (total de 250) 100% acessível.

Além disso, todos os veículos das concessionárias São João e Rosa são monitorados em tempo real por Sistema de Gestão de Frota via GPS e câmeras de segurança.

O levantamento do IBGE aponta que a Região Nordeste é a que tem o menor percentual de municípios (5,3%) com frota acessível, seguida pelo Norte (5,7%) e Sul (9,8%).