Feira ultrapassa meta de vacinação contra sarampo e poliomielite

3/9/2018, 17:39h | Foto: Camila Novaes

Feira de Santana ultrapassou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde ao vacinar 99,83% do público alvo contra a poliomielite e 97,01% referente ao sarampo. Com esses primeiros dados, lançados até esta segunda-feira, 03, o município fica à frente do índice estadual, que marca 86,36% e 85,86%.

“Nos empenhamos para alcançar o maior número de crianças possíveis. Isso é saúde pública e Feira de Santana tem esse compromisso de trabalhar na prevenção”, ressalta a secretária municipal de Saúde, Denise Lima Mascarenhas.

A campanha mobilizou a comunidade durante todo o mês de agosto e não será prorrogada devido ao alcance de mais de 95% do público alvo. Para alcançar bons resultados, os profissionais de saúde buscaram a conscientização de pais e responsáveis, através de palestras nas unidades de saúde, e intensificando a busca ativa das crianças por meio dos agentes comunitários de saúde.

Surto de sarampo tem assustado

Além disso, o município aderiu a dois dias “D” de vacinação, no objetivo de captar o público e promover a proteção contra ambas as doenças, que já eram consideradas erradicadas, mas nos últimos meses o surto de sarampo tem assustado algumas regiões do país.

“Lembramos que a tríplice viral e a pólio são vacinas de rotina, que devem ser administradas tanto na infância, quanto na idade adulta para aqueles que nunca foram vacinados”, ressalta.