Idosas do Centro Dona Zazinha fazem triagem para cirurgia de catarata

30/8/2018, 19:11h | Foto: Washington Nery

Cerca de 40 idosas assistidas pelo Centro de Convivência para Idosos Dona Zazinha Cerqueira, equipamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso), foram submetidas a exames de triagem, na tarde desta quinta-feira, 30, para participarem do Mutirão de Catarata. A iniciativa visa ofertar a qualidade de vida deste público com mais de 60 anos, proporcionando uma capacidade de visão melhor.

Aos 69 anos, a aposentada Cleta de Lima Santos foi uma das pacientes a se submeter a exames visando avaliar a saúde de seus olhos e verificar a necessidade de ser submetida a uma intervenção cirúrgica. “Já uso óculos e fiz os exames para saber como minha visão está”, destacou.

A oftalmologista Gabriela Marques informa que o exame passa por algumas etapas, como dilatar a pupila, avaliar a acuidade visual e nos que possuem acuidade visual ruim avalia se é catarata.

Baixos índices de complicação

Também participando do mutirão, a oftalmologista Renata Teixeira explica que nenhuma cirurgia é simples. “Entretanto, os índices de complicação são baixos. E normalmente melhora bastante a qualidade de vida do paciente”, afirmou.

Parte das selecionadas fará a cirurgia

Enquanto isso, a oftalmologista Luana Durães observa que parte das pessoas selecionadas para os exames deverá ser encaminhada para cirurgia. “Antes serão ainda submetidas a exames pré-operatórios”, frisou.

Melhorar a qualidade de vida

A coordenadora do Dona Zazinha, Tilda Brasileiro, reafirmou o compromisso do Governo Municipal, através da Sedeso, de estar sempre desenvolvendo ações que resultem em melhoria da qualidade de vida das pessoas na terceira idade. E lembrou que o mutirão para a catarata foi desenvolvido gratuitamente através de parceria com a clínica Clihon, que neste sábado estará realizado um mutirão de exames na cidade para realização da cirurgia através do SUS.