Campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite termina sexta-feira

27/8/2018, 15:27h |

A campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite prossegue até a próxima sexta-feira, 31. Em Feira de Santana cerca de 35% do público alvo ainda falta ser imunizado.

“Pedimos aos pais e responsáveis que levem seus filhos aos postos. Estamos chegando à última semana da campanha e muitas ainda faltam ser vacinadas”, ressalta a referência em imunização, Carlos Henrique Valverde.

A meta é imunizar 95% do público alvo, que corresponde a 33.751 crianças. Todas com idade entre um a quatro anos, 11 meses e 29 dias devem receber as doses dos imunizantes, inclusive as que já possuem o esquema vacinal completo.

“Somente as crianças imunizadas contra sarampo a menos de 30 dias devem evitar a dose extra de reforço. No caso da poliomielite, o reforço com a vacina de gotinha é indiscriminado”, informa.

Flacidez muscular

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida. Sua principal característica é a flacidez muscular com sensibilidade. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa pela via oral (ao falar, tossir ou espirar), por objetos, alimentos e água contaminada com fezes de portadores da doença. Desde 1990 não são registrados casos no Brasil.

Os sintomas do sarampo são: tosse, coriza, olhos inflamados, dor de garganta, febre e irritação na pele com manchas vermelhas. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, por meio de secreções respiratórias. A vacina é o meio mais eficaz para prevenção.