Brinquedos podem ser utilizados para ensinar conceitos matemáticos

24/8/2018, 17:23h | Foto: Tarcilo Santana

“No jogo pega-varetas, como cada vareta confere uma determinada pontuação, fazer o registro dessa pontuação é uma estratégia que pode ser adotada pela Educação Infantil para explicar a quantificação em números”. A afirmação é da professora Darlene Lima, da equipe técnica da Secretaria de Educação, durante o encontro formativo com as coordenadoras pedagógicas. A formação aconteceu nesta quinta-feira, 23, na sede da Faculdade Uninassau.

“Neste jogo, podemos exercitar a concentração, coordenação motora, mas também inferir sobre o registro quantitativo”, orienta Darlene. Estimativa, estatística e análise combinatória foram alguns dos conceitos da matemática abordados durante a formação que tem por objetivo motivar a disseminação desse conhecimento.

Outra brincadeira utilizada como exemplo foi a corrida de carrinhos, momento em que as professoras poderiam avançar seus veículos em número de ‘casas’ a partir do mesmo número obtido nos dados. “Desse modo, podemos explorar o mundo dos números ordinais. Primeiro, segundo e terceiro colocados, e assim por diante. Então vemos como o número serve para ordenar, quantificar, medir, comparar, etc.”, completa.