Secretária de Saúde de Feira premiada por projeto com acupuntura

24/8/2018, 14:47h |

A secretária municipal de Saúde, Denise Lima Mascarenhas, recebeu na quinta-feira, 23, o Prêmio Irmã Dulce, pelo uso da acupuntura no tratamento da dor crônica pós-chikungunya, apresentado na 15ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS em Belém (PA). Durante o evento, a secretária também foi homenageada pelo serviço desenvolvido como diretora do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA).

A premiação evidencia mais um trabalho de assistência e reabilitação desenvolvido pelo município de Feira de Santana em atenção aos usuários do SUS. O destaque da acupuntura está na melhora apresentada nos pacientes após amenização da dor crônica, sintoma que acaba incapacitando as vítimas na realização de várias atividades.

Equipe que desenvolveu o projeto

Entre os autores do projeto estão médicos e enfermeiros da Vigilância Epidemiológica do Município: Maricelia Maia, Arabi Xinguara, Luiz Carlos Alcântara, Eloisa Bahia, Hélvia Maia e Denise Mascarenhas.

Para a secretária de Saúde, os resultados obtidos não seriam possíveis sem a colaboração de todos os envolvidos na prestação do serviço. “Os projetos aplicados pela gestão municipal têm o compromisso de garantir qualidade em assistência, buscando resultados positivos para recuperação de nossos pacientes. E nós contamos com o comprometimento e dedicação de vários profissionais”, ressalta.

Dezenas de pessoas nas sessões gratuitas

O serviço de acupuntura acompanha vítimas acometidas com a chikungunya desde a epidemia de 2015. Semanalmente, cerca de 60 pessoas participam de forma coletiva das sessões gratuitas realizadas no auditório Dr. João Batista Cerqueira.

Além do serviço de acupuntura, Feira de Santana também teve premiado o Projeto Aconchego na segunda edição do evento em 2017. O trabalho ganhou visibilidade na promoção de assistência a mães e crianças com microcefalia do município.