Congresso internacional em Feira aborda desastres em massa

20/8/2018, 15:20h | Foto: Cau Preto

Os preparativos para o Congresso Internacional de Desastre em Massa, que acontece de 23 a 25 deste mês, em Feira de Santana, já começaram. Na Universidade Estadual de Feira de Santana, nesta terça-feira, 21, e quarta-feira, 22, serão realizados dez cursos pré-congresso, com cargas horárias entre quatro e oito horas e com temas variados, como “Atualizações no atendimento ao trauma”, “Resgate na selva”, “Emergências químicas”, “Busca e resgate em estruturas colapsadas”. Os valores cobrados são de R$ 50 e R$ 100.

O planejamento e a simulação de mesa para o III Cidem aconteceram na sexta-feira, 18, no Auditório Central da UEFS, com a participação de todas as forças envolvidas no evento.

Nos dias 23 e 25 acontecem cursos e apresentação de posteres, no campus da Unef, com temas variados e com facilitadores de alguns países, como Argentina, Equador, Paraguai, Chile, Espanha, Arábia Saudita, Japão – alguns destes o idioma oficial será o inglês.

O curso internacional e um painel serão realizados dia 24. Pela manhã, “Softwares used in DVI” (Programas usados na Identificação de Vítimas de Desastres), com facilitadores estadunidense e espanhol, e o painel de discussão “DVI and Human Rights” (DVI e Direitos Humanos), à tarde. No mesmo período se reunirá a Associação de Odontólogos Forenses Latinoamericanos.

Grande simulado de desastres

No dia 25 será realizado o grande simulado do desastre envolvendo o transporte de produtos perigosos, na Fazenda do Menor de Feira de Santana, com a participação na cena de centenas de pessoas, mais a presença de observadores.

São apoiadores municipais a Defesa Civil, SAMU, Secretaria de Prevenção à Violência, Secretaria de Meio Ambiente, Guarda Municipal, Unamacs (Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cidadania Sustentável).