Alunos de escola municipal aprendem como se livrar da timidez

16/8/2018, 14:33h |

Postura correta, pronúncia de palavras difíceis, olhar sempre focado na lente da câmera. Estes foram alguns dos pontos trabalhados com os alunos do Centro de Educação Monteiro Lobato, do bairro Capuchinhos, esta semana, durante a oficina de interpretação teatral e jornalística oferecida pela professora e diretora de teatro, Suzana Vega.

A oficina, que foi realizada no Centro Digital no bairro Baraúnas, oferece treinamento interpretativo aos alunos que irão participar do Feira Que Te Quero Ver. “Se você se dirige a alguém desviando seu olhar, sem firmeza na fala, sua mensagem não é bem recebida. Praticando estes atributos, eles vão poder realizar melhores entrevistas e, aos que quiserem se apresentar em seus vídeos, melhores atuações”, explica a diretora.

Oficina combate a timidez

Suzana (foto) revela que prefere deixar os próprios alunos escolherem se querem participar de sua oficina ou da de tecnologia, realizada simultaneamente. “Se o aluno já demonstrar certa afinidade e interesse pela atuação, ele certamente irá ser mais produtivo. Um aluno muito tímido, por exemplo, terá dificuldade de se expressar e pode até se sentir incomodado. Se aqueles que já estão dispostos a participar escolherem por conta própria, o resultado final do trabalho desenvolvido será muito melhor”, completa.

Firmeza na pronúncia e no olhar

O aluno Juvenal Carvalho (foto), do 8º ano, revela que resolveu participar da oficina porque pretende ser jornalista esportivo. “Eu não tenho muita confiança na minha fala e aqui aprendemos sobre a importância da firmeza na pronúncia e no olhar. Acho que isso auxilia tanto no desenvolvimento das atividades do Feira Que Te Quero Ver quanto na carreira de jornalista que espero seguir”, observa o aluno.

Os alunos de todas as 25 escolas inclusas no festival participam da oficina oferecida por Suzana Vega. As atividades são realizadas diariamente nos turnos matutino e vespertino, com alunos de diferentes escolas em cada turno.