Pais recorrem até a promessa de presente para criança aceitar vacina

15/8/2018, 15:4h | Foto: Raylle Ketlly

Marcelo de Jesus levou o filho de um ano e 10 meses para receber as doses das vacinas tríplice viral e poliomielite na Unidade Básica de Saúde do Caseb, na manhã de segunda-feira, 13. O pequeno Henry Cauê é uma das 7 mil crianças que já foram imunizadas contra as duas doenças em Feira de Santana. Para garantir a vacina da meninada, tem pai que faz até promessas.

“Vacinar é importante porque previne contra muitas doenças, por isso a caderneta de Cauê sempre está em dia”, afirma Marcelo de Jesus (foto), pai do garoto.

A campanha teve início no último dia 6 e segue até o dia 31 de agosto com expectativa de imunizar 33.751 crianças, com faixa etária entre um a quatro anos, 11 meses e 29 dias.

Necessidade do apoio dos pais

Mas segundo Carlos Henrique Valverde, referência técnica em imunização, a procura pelo imunizante ainda é baixa. “Precisamos do apoio dos pais para que levem as crianças aos postos, mesmo as que já possuem o esquema vacinal completo para receber uma dose extra da vacina”, destaca.

Promessa de presente no shopping

Para conseguir vacinar os filhos, alguns pais usam de argumentos. Raqueline Maria (foto), mãe da Ana Beatriz que também foi imunizada na segunda-feira, prometeu presentear a filha. “Toda tentativa é válida já que imunizar é preciso. A vacina protege contra várias doenças e eu disse que se ela tomasse a vacina iríamos ao shopping comprar um presente. Agora, estamos indo cumprir a promessa”, afirma.

DIA D

O dia “D” de mobilização acontece no próximo sábado, 18, e pretende imunizar 10 mil crianças. Todos as unidades de saúde estarão abertas das 8h às 17h, além de três postos de vacinação acessíveis a comunidade, são eles: a Secretaria Municipal de Saúde, o estacionamento do Shopping Boulevard (Saída da Le Biscuit) e a Fundação Jonathas Teles de Carvalho (localizada na avenida Eduardo Fróes da Mota, Santa Mônica).

Observação sobre a vacina

Não há contraindicação para vacina tríplice viral que está sendo utilizada neste momento de campanha, porém não deve ser administrada junto com a vacina da febre amarela quando a criança possuir idade menor que dois anos.

Já a vacina da poliomielite deve ser evitada quando a criança apresentar imunossupressão (imunidade baixa) ou quadro febril. “Encontramos alguns pais que não querem vacinar os filhos devido um quadro de rinite ou gripe, mas é importante ressaltar que não há contraindicação para isso”, afirma Carlos Henrique Valverde.