Trânsito será tema em escolas municipais durante festival

15/8/2018, 10:0h | Foto: Andreyse Porto

Sensibilização da comunidade escolar, leitura de imagens, urbanidade, estatísticas e meios de transporte. Estes serão os quatro eixos abordados pelos professores das cinco escolas da Rede Municipal de Educação que vão participar do Festival Estudantil Temático de Trânsito (Fetran). O evento reúne estudantes do Ensino Fundamental I que nos próximos quatro meses terão a oportunidade de discutir e elaborar atividades relacionadas ao trânsito.

Na tarde de segunda-feira, 13, os educadores das escolas municipais participaram da formação com os oficiais do Grupo de Educação para o Trânsito (Getran) da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O encontro aconteceu no Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca).

Quatro eixos dentro das disciplinas

Segundo Michelle Alencar, policial integrante do Getran, a ideia é que os professores tratem dos quatro eixos dentro das disciplinas do currículo de maneira transversal. “Uma professora de português ou redação pode solicitar aos alunos a escrita de um texto sobre segurança no trânsito ou uma professora de história pode falar sobre a história do desenvolvimento dos meios de transportes”, exemplifica.

Escolas podem solicitar palestras

Cada escola deverá elaborar um plano de ação e enviá-lo à Polícia Rodoviária Federal até o fim do mês para aprovação. Durante esse período, os gestores das escolas municipais podem solicitar o agendamento de palestras que serão ministradas pela equipe da PRF.

Uma vez aprovado o planejamento, será a vez dos professores elaborarem seus planos de aula e porem em prática as atividades.  Os meses seguintes serão dedicados ao repasse desses conceitos aos alunos, trabalhados diretamente pelos professores em sala de aula e finalmente a produção dos trabalhos.

Feira de Trânsito em novembro

Em novembro, as escolas envolvidas promoverão a Feira do Trânsito em suas unidades de ensino, quando os estudantes vão expor as produções desenvolvidas neste período. O objetivo é que as feiras sejam realizadas em datas diferentes para que possam contar a participação do Getran. O encerramento do projeto também se dará em novembro, com a exposição de todos os trabalhos no Festival.

Crianças precisam dessa orientação

“As nossas crianças precisam dessa orientação sobre o trânsito dentro das escolas. Elas também são pedestres e o trânsito faz parte do seu dia-a-dia. É fundamental que entendam as sinalizações, que saibam fazer essa leitura de imagens para se movimentar com segurança”, afirma a professora Ana Cristina Batista Neves, vice-diretora da Escola Municipal Otaviano Ferreira Campos, do bairro Novo Horizonte, uma das 27 professoras que participaram da formação no Cuca.

Disseminar o conhecimento

Para Luscilla Lima, chefe da Divisão de Planejamento e Técnicas Pedagógicas da Seduc, a inserção das atividades do Fetran nas escolas é de suma importância, pois elas têm a oportunidade de aprender sobre os riscos envolvidos, seus direitos e também podem atuar como disseminadores desse conhecimento adquirido.