No Dia do Motorista, Cerest leva serviços de saúde à estrada

30/7/2018, 17:47h | Foto: Raylle Ketlly

Em comemoração ao Dia do Motorista, o Centro de Referência a Saúde do Trabalhador(Cerest) realizou na quarta-feira, 25, o “Check-up na Estrada”. Foram oferecidos atendimentos gratuitos de saúde e orientação para prevenção a acidentes, em parceria com a Policia Rodoviária Federal (PRF).

Ao passar pela BR 116 sul, os motoristas foram abordados pela equipe de policiais e convidados a participar da realização de consultas, aplicação de vacinas, testes rápidos, aferição de pressão arterial e glicemia.

Incentivo à prevenção

“A maioria dos caminhoneiros não pratica atividade física, se alimenta mal. Alguns são hipertensos e diabéticos e por isso eles são o nosso foco. Estamos realizando esta ação com o objetivo de incentivar a prevenção à saúde e promover atendimentos clínicos, nutricionais, entre outros que muitas vezes não são procurados por essas pessoas”, ressalta Daiane Lopes, enfermeira do Cerest.

Oportunidade para conferir a saúde

Para Jorge Maia, caminhoneiro, a ação foi uma oportunidade para aferir a pressão e verificar se está tudo em ordem com a saúde antes de prosseguir viagem. “Levo muita carga de Vitória da Conquista para Salvador, sou hipertenso e achei ótimo, pois aferi a pressão e ainda recebi aconselhamento médico. Acho que essa ação deveria acontecer no país todo e não só em Feira de Santana”, relata.

Uso de celular ao volante

Além de conferir se a saúde está em ordem, os motoristas também participaram de palestra na sala de cinema da PRF. Cuidados importantes para evitar acidentes no trânsito foram passados.
“Atualmente, uma das coisas que mais causa acidentes é o uso do celular por motoristas, como também por pedestres que andam distraídos na rua. Acidente não ocorre por acaso, não é obra do destino. É causado por um erro, uma imprudência que deu lugar ao fato”, explica o policial Pericles Silva.

PRF destaca parceria com o Cerest

Para o inspetor Brandão, as atividades do Checkup na Estrada - que acontece há cinco anos, são importantes para chamar a atenção de motoristas que costumam ter dias intensos no transporte de cargas. “Ninguém sozinho consegue alcançar seus objetivos, então o Cerest é um parceiro muito eficaz no nosso dia a dia, nos apoia nessas demandas profissionais de saúde e pra gente é uma satisfação esse trabalho”, ressalta.