Serviço de acupuntura da Secretaria de Saúde apresentado em congresso no Pará

27/7/2018, 16:56h | Foto: Divulgação

O uso da acupuntura no tratamento da dor crônica pós chikungunya, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana (SMS), foi apresentado na quarta-feira, 25, na 15º Mostra “Brasil, aqui tem SUS” que é parte da programação do XXXIV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. O evento teve 4.401 participantes inscritos e 1478 secretários municipais de saúde de todo o país reunidos em Belém, estado do Pará.

Dez pontos no corpo que reduzem as dores

O serviço para acompanhamento de pacientes que sofrem com dor crônica e incapacitante foi implantado pela Secretaria de Saúde para atender o grande número de vítimas acometidas após epidemia da doença em 2015. O trabalho é feito e acompanhado pela médica acupunturista Arabi Xinguara, que apresentou a experiência no congresso.

“Como a doença era recente, realizei estudos específicos e encontrei 10 pontos que alcançam o corpo todo, amenizando as dores”, informa.

Despertar a atenção de outros estados

Também presente ao evento, a secretária municipal de Saúde, Denise Lima Mascarenhas, ressalta que a apresentação foi enriquecedora à medida que compartilhou e despertou a atenção de outros estados com resultados positivos obtidos pelo município.

“São inúmeras pessoas beneficiadas que têm relatado melhoras após participar das sessões de acupuntura e isso é muito positivo”, avalia. Atualmente, cerca de 60 pessoas participam semanalmente das sessões, que acontecem de forma coletiva no auditório Dr. João Batista de Cerqueira.