Julho Amarelo com vacinação e testes rápidos na próxima terça-feira

27/7/2018, 15:54h | Foto: Raylle Ketlly

O encerramento do Julho Amarelo, mês de prevenção e combate às hepatites virais, será realizado na próxima terça-feira, 31, às 8h, com vacinação e testes rápidos no auditório da Secretaria Municipal de Saúde.

“Durante todo o mês de julho intensificamos o diagnóstico e vacina contra a doença em vários pontos da cidade para a população em geral, como moradores de rua, idosos, hipertensos, diabéticos, entre outros. E para finalizar a campanha alcançando todas as metas, precisamos vacinar também os profissionais de saúde, haja vista que houve deficiência no alcance desse público”, relata a coordenadora do Programa Municipal de Hepatites Virais, Telma Nandiara Barbosa.

Evento é aberto ao público

Embora o alvo seja os profissionais de saúde, o evento é aberto para toda comunidade e qualquer pessoa que tenha interesse em fazer o teste ou receber o imunizante pode comparecer ao local tendo em mãos o documento de identidade com foto e caderneta vacinal.

A hepatite é uma doença silenciosa adquirida através do contato sanguíneo com uma pessoa infectada e por meio de relação sexual sem preservativo. Só em Feira de Santana 2.357 pessoas portadoras da doença são acompanhadas pelo Programa Municipal. Destas, 212 em tratamento contra hepatite B, que não tem cura.

Cuidados para evitar contágio

Medidas de higienes são importantes para evitar o contágio com a doença: não compartilhar seringas, lâminas de barbear e alicates não esterilizados.

A vacina também é uma medida de prevenção disponibilizada contra as hepatites A e B, gratuitamente. Já a hepatite C não possui vacina e Feira de Santana tem trabalhado sob orientações do Ministério da Saúde para erradicação da doença até 2030.