Alunos são orientados a dizer "não" diante de convites impróprios

23/7/2018, 17:2h |

Dizer “não” a convites impróprios e também diante da pressão para adotar práticas negativas é uma das estratégias adotadas pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) junto a crianças e adolescentes. O programa, que é desenvolvido em Feira de Santana pela Polícia Militar em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, visa orientar os alunos das escolas públicas para possíveis situações de vulnerabilidade social.

A recusa diante da pressão feita por colegas na tentativa de incentivar práticas negativas é uma das estratégias discutidas pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) dentro de escolas públicas. O programa, que é executado em Feira de Santana em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, visa instruir crianças que se encontrem diante de situações problemáticas a tomarem decisões corretas.

Segundo o soldado Herbson Silva Souza, instrutor do Proerd, as crianças são frequentemente pressionadas pelos colegas a fazerem coisas erradas, coisas que vão desde o bullying a algo mais sério. “Já houve casos de alunos me relatarem que foram incentivados a roubar um mercado. Nosso objetivo é incentivar esse indivíduo a se autoafirmar, a ter uma boa argumentação para recusar e optar por bons valores ao invés de seguir o convite do outro. É uma espécie de vacina intelectual”, defende o instrutor.

Redações de alunos são premiadas

Na tarde da última sexta-feira, 20, mais 158 alunos da Rede Municipal participaram da cerimônia de certificação do programa. A solenidade aconteceu na Igreja Assembleia de Deus Cristianismo Sem Fronteiras, situada na avenida Presidente Dutra.

Os estudantes de todas as turmas escreveram redações sobre suas experiências durante as aulas e as melhores foram premiadas. O primeiro colocado dentre todas as turmas ganhou um notebook. Os melhores de cada turma foram premiados com tablets e bicicletas.

Foram certificados durante o evento alunos das escolas municipais Doutor Celso Ribeiro Daltro, do bairro Queimadinha; Parque Brasil, da Conceição; Professora Maria José Dantas Carneiro e Horácio Silva Bastos, ambas do Caseb.