Instituições conhecem edital para mapear terreiros em Feira de Santana

20/7/2018, 11:8h |

Representantes de instituições da sociedade civil conheceram detalhes do Edital de Chamada Pública nº 06/2018, visando selecionar uma Organização da Sociedade Civil (OSC) para firmar parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso), com a finalidade de elaborar e executar projeto voltado para o mapeamento dos terreiros de Feira de Santana. A apresentação foi iniciativa do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento de Comunidades Negras e Indígenas (Comdecni), na Casa dos Conselhos.

O projeto está orçado no valor limite de R$ 50.000,00 e será desenvolvido através de parceria com o Ministério dos Direitos Humanos (MDH) – Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Edital no Diário Oficial

O técnico Geovanne da Silva Ferreira explicou detalhes do edital, que se encontra publicado no Diário Oficial do Município de Feira de Santana (www.diariooficial.feiradesantana.ba.gov.br). “O projeto será desenvolvido em 2019 e é importante para que possa ter subsídios importantes para auxiliar na fomentação de políticas públicas para essa população”, frisou.

Valorização desses espaços

Coordenador regional da Acbatu, Cristionízio Almeida, ou Pai Ku Tu, como é mais conhecido, considera a iniciativa de extrema importância. “É uma forma de valorização destes espaços e de seu próprio povo. Não temos um número exato de terreiros, mas estima-se que exista mais de 200 só neste município”, ressaltou.

Conhecimento real da estrutura

Já presidente do Comdecni, Maria de Lourdes Souza Santana, avalia que o mapeamento dos terreiros possibilitará um conhecimento real de toda a estrutura destes espaços e de seus membros, levantando números essenciais para a promoção de ações e de políticas públicas. “Será um marco inquestionável esta iniciativa”, afirmou.

Novos terreiros e casas de umbanda todos os meses, afirma Fenacab

O número oficial destes espaços na cidade é, além de desconhecido, subestimado. A análise é da coordenadora regional da Federação Nacional de Culto Afro-Brasileiro (Fenacab), Maria das Graças Ferreira Santos, a Mãe Graça, ao garantir que todos os meses abrem novas casas de umbanda e terreiros na Princesa do Sertão.

O número oficial, conforme Mãe Graça, somente será conhecido através do mapeamento que o Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso), pretende desenvolver. “É um mapeamento muito importante e necessário para conhecermos nossa cultura e nossa religião, além da definição de políticas públicas voltadas para este povo”, frisou.

O mapeamento, conforme observa, vai tipificar os terreiros de candomblé, as casas de umbanda e os giros de caboclos, com número de membros, além de localização e toda sua estrutura.

Mais força em algumas localidades

Em Feira de Santana, os espaços de culto afro-brasileiro se espalham por praticamente todo o município. Entretanto, algumas localidades ganham força, a exemplo de Rua Nova, Tomba, Campo Limpo e Queimadinha, e na zona rural tem boa representatividade nos distritos de Bonfim de Feira, Humildes e Jaíba.