Professor deve estimular crianças a se expressarem

17/7/2018, 11:7h | Foto: Andreyse Porto

As crianças na faixa etária dos cinco anos devem ter acesso a diversas formas de expressão e até mesmo linguagens, como o teatro, dança, música ou suas brincadeiras. De acordo com a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), documento normativo que orienta a aprendizagem dos alunos, este acesso permite um melhor desenvolvimento durante a infância.

O tema marcou o encontro de formação dos professores do Grupo 5, que atuam nas salas de aula da Rede Municipal de Ensino, com as crianças de cinco anos. Durante o evento, os profissionais discutem os objetivos da aprendizagem da Proposta Curricular de Educação de Feira de Santana. A abertura da formação aconteceu na sede da Igreja Evangélica Avivamento Bíblico, situada à avenida Senhor dos Passos, na segunda-feira, 16.

Os professores debateram o campo de experiência relacionado ao “corpo, gestos e movimentos”, segundo o qual, as crianças precisam ainda conhecer suas características físicas, seus gostos, interesses, suas sensações e frustrações.

Todo tipo de movimento devem ser estimulado

“A BNCC traz um novo olhar para o professor. Neste encontro, tentamos passar esse olhar interdisciplinar aos professores. Todo tipo de movimento deve ser observado e estimulado, não apenas se tratando de brincadeiras. Devemos enxergar o movimento da mesma forma que lidamos com a matemática e outras disciplinas”, explica a professora Elisa Carneiro, integrante da equipe técnica da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação.

Até a próxima sexta-feira, 20, dia de encerramento do ciclo de encontros, os professores de todos os grupos da Educação Infantil vão participar da formação.