Samba de roda é o ritmo no retorno de idoso ao Centro Dona Zazinha

14/7/2018, 10:51h | Foto: Jorge Magalhães

O ritmo frenético do samba de roda, de Zé das Congas, refletindo o vigor físico de quem está sempre ativo na melhor idade, marcou, nesta sexta-feira, 13, o retorno pleno às atividades do Centro de Convivência para Idosos Dona Zazinha Cerqueira.

O reencontro de 290 dos cerca de 390 frequentadores deste equipamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedso) foi pontuado por intensas atividades, envolvendo ainda ginástica, música e um lanche em meio a muito bate-papo.

Para a idosa Maria José Cerqueira, conhecida como Dona Nininha, a oportunidade foi de reencontrar as amigas. “Em casa estava ociosa, sem as atividades do Dona Zazinha. Estava na expectativa de reencontrar todo mundo e agora estou muito feliz”, frisou.

Conforme frisou a coordenadora do Dona Zazinha, Tilda Brasileiro, as atividades foram reativadas desde o dia 3 deste mês. Entretanto, em função do feriado de meio de ano, muitos idosos não estavam participando. “Muitos viajaram e somente agora estão retornando. Nossa expectativa é de que até fim deste mês todos estejam frequentando novamente”, destacou.

Tilda Brasileiro observa a importância do Centro de Convivência para a elevação da autoestima dos idosos. “As atividades promovem a saúde mental e física e evita o isolamento social dos participantes, que se integram ativamente às atividades”, avaliou.