Hemóvel espera doador de sangue até sábado, no estacionamento da Prefeitura

6/7/2018, 10:56h | Foto: Abnner Kaique

O Hemóvel, ônibus do Hemoba usado em iniciativas de coleta de sangue, vai ficar no estacionamento da Prefeitura de Feira de Santana até o meio-dia de sábado. Até a tarde desta quinta-feira, 5, foram realizadas 31 doações.

Nesta sexta-feira, 6, o atendimento será realizado até por volta das 12h, devido jogo da Seleção Brasileira contra a Bélgica, pelas quartas-de-final da Copa da Rússia, às 15h.

Em três meses, esta é a segunda vez que o veículo é levado ao estacionamento. Em maio, a parceria com a Paróquia Senhor dos Passos rendeu 282 bolsas de sangue, quantidade 18% maior do previsto.

E as expectativas desta vez são mais modestas, mas não menos animadoras para o estoque do Banco de Sangue do Hemoba, em Feira, que vem enfrentando problemas devido à baixa presença de doadores.

A parceria agora foi firmada com os Demoler do Complexo Maçônico, formado por cinco lojas locais. A ordem Demolay é uma sociedade secreta patrocinada pela maçonaria. Aceita jovens do sexo masculino entre 12 a 21 anos.

Ajudar ao próximo motivou o jovem Victor Araújo a participar da iniciativa, tanto na organização como como doador. “Doar sangue não gera problemas para a pessoa. Pelo contrário. Salva vidas”.

O procedimento todo para a doação (cadastro, aferição de sinais vitais, teste de anemia, triagem clínica, coleta do sangue e lanche) leva cerca de 40 minutos. E o organismo repõe o volume de sangue doado, 450 mililitros, nas primeiras 24 horas após a doação.

Você não poderá doar sangue se:

- Tiver idade inferior a 16 anos ou superior a 69 anos.

Obs.: o limite superior para a primeira doação é 60 anos. Quem tem 61 anos ou mais e nunca doou está inapto.

- O peso for inferior a 50 quilos.

- Estiver com anemia no teste realizado imediatamente antes da doação.

- Estiver com hipertensão ou hipotensão arterial no momento da doação.

- Estiver com aumento ou diminuição dos batimentos cardíacos no momento da doação.

- Estiver com febre no dia da doação.

- Estiver grávida.

- Estiver amamentando, a menos que o parto tenha ocorrido há mais de 12 meses.