Prefeito Colbert Martins Filho participa das últimas homenagens a Waldir Pires

23/6/2018, 15:48h |

O corpo do ex-governador baiano Waldir Pires, que faleceu na manhã desta sexta-feira, 22, em Salvador, em decorrência de uma parada cardiorrespiratória, no Hospital da Bahia, foi velado no Mosteiro de São Bento, neste sábado, 23.

Waldir Pires tinha 91 anos e a sua trajetória política, pontuada de várias cargos públicos importantes, como ministro de Estado e Procurador-Geral da República, foi marcada pela sua resistência democrática ao Regime Militar.

Durante o velório, o ex-politico recebeu as homenagens póstumas de várias instituições públicas, como as Forças Armadas, partidos políticos, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além de autoridades políticas como o ex-governador Roberto Santos. Acompanhado do ex-deputado e ex-secretario municipal do Meio Ambiente, Sérgio Carneiro, o prefeito Colbert Martins Filho extenou os sentimentos dos feirenses aos familiares do ex-governador.

Nascido em Aracatiba em 1926, aos 24, em 1950, após concluir o curso de Direito, em Salvador, foi secretário de Estado do Governo Régis Pacheco. Elegeu-se deputado estadual, em 1954, durante o Governo Antônio Balbino. Em 1958 elegeu-se deputado federal e foi vice-líder do Governo do presidente Juscelino Kubitschek. Em 1963 assumiu o cargo de Consultor-Geral do Governo do presidente João Goulart. Cassado e perseguido pelo Regime Militar, em 1964 viveu em exílio na França e no Uruguai. Regressou ao Brasil em 1970 e ajudou a fundar o Partido do Movimento Democrático Brasileiro, o PMDB. Em 1985 foi ministro da Previdência Social, no Governo do presidente Tancredo Neves. Em 1986 foi eleito governador da Bahia, nas primeiras eleições diretas para governador, após o Regime Militar. Em 2006, a convite do presidente Luis Inácio Lula da Silva, assumiu o Ministério da Defesa. Foi eleito vereador de Salvador, aos 85 anos, em 2012.