Forró de raiz aquece o frio e anima primeira noite do São João de São José

22/6/2018, 14:9h | Foto: Silvio Tito

O frio que chegou na madrugada de sexta-feira não foi páreo para o calor emanado do palco no primeiro dia do São João de São José, iniciado na noite desta quinta-feira, 21. Todas as atrações deram o melhor de si para animar o grande público que foi ao distrito de Maria Quitéria, com destaque para o forró de raiz.

Alcymar mostra o motivo de ser um dos grandes cantores de forró

O forrozeiro sergipano Alcymar Monteiro (foto), que se apresentou no São João feirense pela primeira vez, mostrou ao público porque é tido como um dos grandes cantores deste ritmo. E mostrou, com seu grupo de danças folclóricas, que é um entusiasta da cultura regional. E cantou de tudo um muito, além da intensa interação com o fãs.

“Onde quer que vá carrego comigo a nossa cultura. Gosto de cantar e também adoro mostrar estes traços que nem todos conhecem”. E, com competência, ‘gonzagueou’, ‘xoteou’ e ‘vaqueijadeou’. Para encerrar, frevo: a indefectível “Vassourinhas”.

Autor de mais de 200 sucessos estreou bem em terras feirenses

O pernambucano Jorge de Altinho (foto), outro forrozeiro de raiz, estreante em terras feirenses, mandou bem em quase duas horas de show. E começou com “Confidências”, música que há décadas embala casais apaixonados. E foi acompanhado pelas pessoas do começo ao fim da apresentação.

Sucesso do rio São Francisco para cima, Jorge de Altinho é autor de mais de 200 músicas, gravadas por nomes como Dominguinhos, Assisão, Nando Cordel, entre muitos outros bambas do forró. “Para agradar uma música deve ter boas letra e melodia”.

Como Alcymar Monteiro, Jorge de Altinho é representante da genuína música nordestina, que ainda não se deixou contaminar pela modernidade musical enveredada pelo forró nos últimos tempos. “Não sou contra nada disso, porque acho que o novo deve ser sempre bem vindo. Só que prefiro a tradição, o verdadeiro forró”.

A banda Caviar com Rapadura, que representa o forró eletrônico, não permitiu que os forrozeiros se deixassem abater pelo frio e mostrou que ainda é destaque neste ritmo. Cantou antigos e novos sucessos. A noite também foi animada por Filipe Aladin e Márcio Leite.