Centro de Referência Municipal doa agasalhos a pacientes com doença falciforme

20/6/2018, 11:7h | Foto: Camila Novaes

Uma manhã que misturou alegria e solidariedade. Assim foi a terça-feira, 19, para os pacientes do Centro de Referência Municipal à Pessoa com Doença Falciforme. O evento, realizado em alusão ao dia mundial de conscientização da doença, presenteou cerca de 100 pessoas com agasalhos e cobertores, em um momento de sensibilização para a importância do tratamento.

De acordo com a referência técnica, Luciana Brito, a chegada do inverno e a diminuição das temperaturas agravam ainda mais as crises dos pacientes. “O tempo frio faz com que essas pessoas tenham vasoconstrição, que é a contração dos vasos sanguíneos, corroborando também para um agravamento dos sintomas da doença, como as dores musculares. Como muitas dessas pessoas são carentes financeiramente, nossa ideia é fazer com que elas se aqueçam e tenham um inverno tranquilo”, salienta.

Equipamentos de lazer para a criançada

Além das doações e palestras, o evento contou com um espaço de lazer para as crianças. Pula-pula, cama-elástica e piscina de bolinhas fizeram a diversão de pacientes como Isabela Souza, 10 anos, que sempre participa das atividades desenvolvidas pelo Centro.

“Gosto muito do atendimento e tratamento que recebemos dos profissionais. Isabela é sempre muito ativa e hoje (terça) que foi um dia para a conscientização da sociedade em geral, fizemos questão de estar presentes”, relata a mãe da paciente, Cláudia Souza.

Atendimento todos os dias

O Centro de Referência Municipal à Pessoa com Doença Falciforme é localizado no Centro Social Urbano (CSU). Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, com médicos especialista, enfermeiro, hematologista, neuropediatra, fisioterapeuta, nutricionista e serviço social.