Inaugurada iluminação de LED na Getúlio Vargas e Olímpio Vital

15/6/2018, 23:51h | Foto: Washington Nery

Quem passar pela avenida Getúlio Vargas e a rua Olímpio Vital à noite vai poder conferir a claridade dos seus canteiros centrais. Os 4,2 quilômetros estão iluminados de LED, o que há de mais moderno em termos de iluminação pública.

Os transeuntes podem observar, também, que as árvores ganharam uma iluminação especial, na cor verde, homenagem à Seleção Brasileira, que inicia neste domingo a sua participação na Copa do Mundo da Rússia.

A iluminação foi inaugurada na noite desta sexta-feira, 15, pelo prefeito Colbert Filho, que estava acompanhado pela primeira-dama, Adenilda Martins, secretários municipais, vereadores e o deputado estadual Carlos Geilson.

Economia e eficiência

“Ela é a mais adequada para a avenida e a rua, porque é moderna, eficiente e seu efeito visual é dos mais interessantes. Os resultados são os melhores”, afirmou o prefeito. O investimento, com recursos do Tesouro Municipal, foi de R$ 2,8 milhões.

Além de segurança para os pedestres – ambos espaços são muito usados por atletas à noite, os equipamentos significam economia para o município, tanto no consumo como na sua manutenção.

Lâmpadas de LED tem vida útil quatro vezes maior

O secretário de Serviços Públicos, Justiniano França, afirmou que as lâmpadas tem vida útil de uma LED chega a 60 mil horas, contra 15 mil de uma lâmpada de vapor metálico. “A economia será grande e eficiência destacada”.

Sistema de cores aditivas primárias com 310 lâmpadas

Foram instalados 285 postes e 310 luminárias de 50 watts e outras de 150 watts, nos cruzamentos e outros pontos específicos, com postes mais altos. O RGB, sigla em inglês para vermelho, verde e azul, sistema de cores aditivas primárias terá 310 lâmpadas.

“Será a mistura deste conjunto que vai dar as cores desejadas”, diz Vitor Ferreira, gerente operacional da Ghia Engenharia, empresa responsável pela obra. A cor projetada na árvores, de baixo para cima, poderá ser de acordo a períodos de campanhas. O rosa do Outubro Rosa, ou Novembro Azul, por exemplo.

Também oficialmente entraram em funcionamento sete poços artesianos, que farão a manutenção do gramado do canteiro central de ambos os locais.