Musicoterapia, Tai Chi Chuan e outras práticas interativas foram levadas para o Campo Limpo

8/6/2018, 15:12h | Foto: Raylle Ketlly

Foi realizada nesta quinta-feira, 7, a I Feira de Saúde voltada para Práticas Integrativas e Complementares na Atenção Básica. O evento de iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde propôs um momento de conhecimento e relaxamento na Unidade de Saúde da Família do bairro Campo Limpo.

Música é usada para tratamentos de transtornos e reabilitação

Com a voz leve e cantarolando, a musicoterapeuta Viviane Ramos (foto) iniciou a sessão se apresentando e pedindo ao público para acompanhá-la. Durante a ação, ela diz perceber que as pessoas não se dão conta que estão fazendo terapia e então instantaneamente sorrisos surgem nos rostos. “Essa prática tem resultados positivos, melhora o humor e é indicada para tratamentos de transtornos, reabilitação, entre outros”, ressalta.

O evento também contou com stands e sessões de ioga, tai chi chuan, fitoterapia, naturopatia, reiki, thetrainline, massoterapia, acupuntura e auriculoterapia. Para os adultos poderem participar ativamente das sessões, brinquedoteca e espaço de saúde bucal foram reservados para as crianças.

Zilda, de 78 anos, diz que gostou mais do Tai Chi Chuan

Zilda Gomes (foto), 78 anos, experimentou quase todas as sessões ofertadas. A que mais gostou foi o tai chi chuan, que é uma arte marcial, reconhecida também como uma forma de meditação em movimento. Ela também afirma que foi uma oportunidade para aprender que algumas doenças podem ser tratadas com terapias e remédios naturais.

Mostrar alternativas de cuidar da saúde com práticas não medicamentosas

De acordo com o idealizador do evento e educador físico do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), Rodrigo Novais (foto), essa foi a real proposta da ação, mostrar novas possibilidades de cuidar da saúde, através de práticas não medicamentosas.

“Não se trata de negar o uso do medicamento, é propor o uso do medicamento de forma racional e trazer a sugestão de terapias alternativas que tratam do corpo como um todo”, afirma.